Leitura do fim de semana: As Cinco Linguagens do Amor
9 de outubro de 2020
7 apps para colocar suas finanças em ordem e aprender a investir!
13 de outubro de 2020

Sebrae Ceará lança Guia do Candidato Emprrendedor no Estado

O Sebrae Ceará lançou na última sexta-feira (09), em Fortaleza, o Guia do Candidato Empreendedor. A solenidade, transmitida pelos canais da instituição no YouTube e Facebook, contou com a presença do diretor de administração e finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo, do diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto e do presidente da Associação dos Municípios do Estado (Aprece), Nilson Diniz.

Também estiveram presentes, o deputado federal Domingos Neto, o secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (Sedet), Kennedy Montenegro e o ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Raimundo Nonato Silva Santos.

Para o diretor técnico do Sebrae Ceará, Alci Porto, o poder público é o elo fundamental para promover o desenvolvimento dos pequenos negócios naquele território. Por isso, segundo ele, o Sebrae, através de uma iniciativa nacional, elaborou um conjunto de sugestões para que os candidatos coloquem os pequenos negócios na prioridade dos seus planos de ação.

“Os pequenos negócios geram mais da metade dos empregos dos municípios e em alguns casos a totalidade dos empregos. São eles quem geram as oportunidades para os nossos jovens que estão saindo das escolas técnicas, das universidades e estão entrando no mundo do empreendedorismo. Sem um ambiente favorável, sem que o poder público se estabeleça como o grande animador deste processo, fica uma orquestra sem o maestro condutor do processo do desenvolvimento”, afirmou Alci.

De acordo com o diretor de administração e finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo, o Guia do Candidato Empreendedor visa ajudar os candidatos e futuros gestores a serem instrumentos de mudança para a promoção da melhoria de vida da população. “Queremos que os futuros gestores possam competir entre si para ver quem entrega mais para a população, quem entrega mais resultado, quem efetivamente melhora as condições de vida dos seus munícipes. E o nosso guia tem o objeto de contribuir para que possamos ter cada vez mais gestores e vereadores que possam entender que são instrumentos para disseminar o bem para a população”.

Sobre o Guia

Elaborado com o objetivo de oferecer subsídios para a construção de um plano de desenvolvimento para as cidades, a publicação vai ajudar a ampliar o apoio dos gestores aos pequenos negócios dos municípios. Destinado aos candidatos e candidatas às eleições desse ano, o guia apresenta o tema empreendedorismo como alternativa ao fomento da economia, buscando conscientizar os futuros administradores municipais sobre a necessidade de melhorar o desenvolvimento local.

No Guia estão listados 10 passos e 100 ações que podem ser compromissos da prefeitura para promover o desenvolvimento das suas cidades, a partir do aumento da geração de renda, do emprego e, principalmente, de novas oportunidades de negócios.

Confira abaixo os temas abordados no Guia do Sebrae Ceará!

  • Passo 1 – construir um plano de desenvolvimento municipal
  • Passo 2 – priorizar e implantar políticas de desenvolvimento voltadas para pequenos negócios
  • Passo 3 – promover a sustentabilidade pela participação dos pequenos negócios nas compras públicas
  • Passo 4 – facilitar o acesso ao crédito e aos serviços financeiros
  • Passo 5 – expandir as políticas voltadas para o microempreendedor individual
  • Passo 6 – fortalecer os empreendedores da indústria
  • Passo 7 – aumentar a produtividade do setor de serviços
  • Passo 8 – impulsionar e promover os comerciantes do município
  • Passo 9 – incentivar os produtores rurais a agregar valor à produção
  • Passo 10 – estimular a cultura empreendedora e os mecanismos de transparência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *