BIRRAS DE CRIANÇA – Saiba como controlar os pequenos!
6 de novembro de 2017
BODAS DE CASAMENTO – Ideias fantásticas para você comemorar!
6 de novembro de 2017

Se você tem uma empresa Startup voltada para o turismo, se liga na oportunidade que compartilhamos hoje aqui no Hype! Vem aí um fim de semana dedicado à criação e desenvolvimento de soluções e negócios inovadores voltados para o segmento de turismo e suas atividades relacionadas. Esta é a proposta do primeiro Startup Weekend Turismo Fortaleza, que será realizado pelo Sebrae/CE, de 10 a 12 de novembro. A ação faz parte do projeto de Destinos Turísticos Inteligentes que vem sendo implantado pela instituição na capital e na Região Metropolitana. Podem participar profissionais de qualquer área de atuação, estudantes e interessados no tema de um modo geral. A inscrição custa R$ 100,00 e as vagas são limitadas.   

Os participantes do Startup Weekend terão o desafio de criar uma startup com soluções para o mercado de turismo e tudo que ele engloba em apenas um fim de semana. Eles trabalharão em grupos, em esquema de imersão, compartilhando ideias, testando-as até chegarem à criação de um modelo de negócio a ser apresentado a uma banca de jurados no domingo à noite. Para ajudar nesta tarefa, um grupo de especialistas de diversas áreas estará à disposição dos participantes, dando orientações e tirando dúvidas.

De acordo com a coordenadora do projeto de turismo do Sebrae na capital, Ana Virginia Milhome, a nova realidade do mercado de turismo no mundo é marcada pela mudança nos hábitos de comportamento e consumo dos turistas, provocados principalmente pelo acesso a novas tecnologias. “Os empresários de negócios de turismo precisam estar atentos a este novo cenário, onde há um novo perfil de viajantes, cada vez mais conectado, com acesso a diversas formas de conhecimento dos destinos, das ofertas e das experiências compartilhadas por outros viajantes”.

Este novo cenário, segundo ela, obriga as empresas deste segmento a buscarem novas soluções que ajudem a melhorar cada vez mais a experiência do turista, com os destinos, produtos ou serviços turísticos. “O turismo é um setor tradicional que se renova a cada momento, principalmente devido às novas tecnologias. Nós queremos que o Startup Weekend seja um impulsionador desta inovação colocando em contato os profissionais do turismo com profissionais de inovação. Queremos chamar a comunidade local para ser protagonista deste processo”.

A gestora do Sebrae disse a ideia de realizar o evento na capital se deve ao peso do turismo para a economia de Fortaleza. “O turismo tem uma importância significativa para a economia da capital, ajudando a movimentar diversas atividades, como comércio, transporte, moda, artesanato, hospedagem e alimentação, por exemplo. E o objetivo Sebrae é estimular o surgimento de ideias inovadoras que possam ajudar a dinamizar ainda mais este segmento”.

Turismo Inteligente

A realização do Startup Weekend turismo faz parte do projeto de Destinos Turisticos Inteligentes do Sebrae que visa elevar a competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios que atuam na cadeia de valor do turismo no território. Inspirado no conceito de Smart Cities (Cidades Inteligentes), o projeto está fundamentado em quatro pilares: Governança, Tecnologia, Experiência e Sustentabilidade. “Um destino inteligente é um destino turístico inovador, consolidado sobre uma infraestrutura tecnológica de vanguarda, que garanta o desenvolvimento sustentável do territórioturístico e também é aquele destino acessível a todos, que facilita a interação e a integração do visitante com o meio ambiente e melhora a qualidade de sua experiência no destino”, afirmou a gestora do projeto de turismo do Sebrae na capital, Ana Virginia Milhome.

Segundo a gestora, uma das ações prevista neste projeto é a promoção do acesso dos pequenos negócios a soluções tecnológicas e a inserção dos empreendimentos turísticos no mundo digital. “Existe um grande mercado para a inovação no segmento do turismo, tanto para atender a demanda das empresas que já atuam na área como para facilitar a vida dos turistas. O Startup Weekend é uma oportunidade para que os empreendedores possam criar modelos de negócio inovadores que possam atender a estas necessidades, tendo para isso o apoio de um time de especialistas”.

Startup Weekend

O Startup Weekend é um evento mundial organizado pela Techstars, cuja missão é ensinar, inspirar, educar e promover o empreendedorismo nas comunidades locais. Durante 54 horas, empreendedores, desenvolvedores, designers, profissionais de diversas áreas, estudantes e entusiastas se unem para compartilhar ideias, formar equipes e criar startups.

Desde 2007, quando foi criado, até hoje já foram realizadas edições do Startup Weekend em mais de 150 países, que ajudaram a criar mais de 8 mil startups de diversas áreas.

Serviço:

Startup Weekend Turismo Fortaleza

Data: 10 a 12 de novembro de 2017

Local: Centro de Negócios do Sebrae – av. Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema

Inscrições: A inscrição custa R$ 100,00 e podem ser feitas no site: https://www.sympla.com.br/startup-weekend-fortaleza-travel__191187

OBS: As vagas são limitadas

Mais informações no site do evento: http://communities.techstars.com/brazil/fortaleza/startup-weekend/11623

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *