Prefeitura de Fortaleza lança o PMI da Energia Limpa
21 de maio de 2018
6 doenças causadas pelo excesso de tecnologia
21 de maio de 2018

Segundo mapeamento da Economia Criativa feito pela Firjan-Federação das Indústrias do Estado do rio de Janeiro, esta atividade econômica, recentemente identificada e reconhecida, movimenta US$ 8 trilhões por ano no mundo. No Brasil, em 2015, o setor teria gerado R$ 155,6 bilhões. No entanto, apesar das cifras expressivas, os empreendedores brasileiros que trabalham com a criatividade e a Cultura, deixam perceber que ainda precisam de orientação para gerir seus negócios de maneira a garantir a sobrevivência dos seus empreendimentos.

Foi por isso que o Sebrae Ceará teve a ideia de editar a cartilha “O Microempreendedor Individual e a Economia Criativa”, lançada recentemente. Com 19 páginas, a publicação mostra desde o que é Economia Criativa às atividades podem ser classificadas como integrantes do setor.

A cartilha foca, ainda, nas informações gerais sobre o que representa a figura jurídica do MEI, indica como o integrante da Economia Criativa pode fazer a formalização e lista as mais de 50 ocupações que podem ser classificadas como MEI.

A publicação ressalta, também, a área de abrangência proposta pela UNESCO- Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, e adotada pelo Ministério da Cultura no Brasil que envolve áreas como Arquitetura, Expressões culturais (artesanato, arte popular e festa popular), artes visuais, design, editoração, audiovisual (cinema, televisão e publicidade), Digital (games, aplicativos e startups), moda, música e comunicação nas áreas de Rádio e TV.

Oficinas SEI

Na cartilha, o empreendedor pode conhecer mais sobre as oficinas SEI-Sebrae Empreendedor Individual, que capacitam sobre atividades do dia a dia dos negócios e ensinam os principais pontos para a gestão de um negócio eficiente e lucrativo para o MEI como administração, compras, controle financeiro, planejamento, vendas e ações conjuntas.

Você é microempreendedor individual e procura mais capacitação e informações para melhorar seu negócio? Não deixe de conferir a nova Cartilha do Sebrae Ceará! fica a dica…:)

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *