Concorrente da Netflix, Amazon Video Prime cobra em reais e é mais barata
26 de março de 2018
4 dicas para definir prioridades e gerenciar tarefas!
26 de março de 2018

Você possui uma empresa Startup em fase inicial ou ainda uma ideia inovadora que quer colocar em prática, mas não sabe exatamente por onde começar? Então fique ligado (a) na super dica que compartilhamos hoje aqui no Hype: Estão oficialmente abertas as inscrições para o Programa de Pré-aceleração de Startups do Sebrae Ceará para o primeiro ciclo de 2018!

O objetivo principal da ação é transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso, através de uma metodologia de capacitação intensiva, na qual os empreendedores vivenciam as diversas fases de desenvolvimento de uma startup com a ajuda de mentores e profissionais especializados que irão compartilhar suas experiências em módulos práticos e mentorias.

O que é uma Startup? 

Antes de iniciar os seus estudos e capacitações na área e até mesmo de checar a viabilidade de sua ideia, é preciso compreender o que é considerado de fato uma empresa Startup. Ainda segundo o Sebrae, muitas pessoas dizem que qualquer pequena empresa em seu período inicial pode ser considerada uma startup. Já outros defendem que uma startup é uma empresa inovadora com custos de manutenção muito baixos, mas que consegue crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores.

No entanto, há uma definição mais atual, que parece satisfazer a diversos especialistas e investidores: uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.

Diversas fases do empreendedorismo

Quando o assunto são empresas e negócios altamente inovadores, existem diversas fases de empreendedorismo, que vão desde a ideal inicial até a sua execução e consolidação. Conheça as principais fases na criação de uma empresa Startup!

  • Curiosidade: busque informação para dar o primeiro passo.
  • Ideia: converse com o máximo de pessoas possível. Troque impressões, participe de eventos. Fique atento às oportunidades do mercado.
  • Validação: antes de dar os próximos passos na construção e implementação da ideia, valide-a com seus clientes.
  • Time: busque formar um time com habilidades complementares. Uma boa startupdeve ter, pelo menos, quatro competências bem definidas: gestão, tecnologia, operações e vendas.
  • Sócios: tenha um acordo de sócios. Faça um contrato social no caso das sociedades limitadas ou contrato separado. O documento estabelece o que acontece em caso de desentendimentos ou eventual saída de um dos sócios.
  • Modelos: realize exaustivamente testes para validar suas hipóteses até que tenha um modelo de negócio que funcione.
  • Métricas: compreenda quais as mais importantes para seu negócio, meça e utilize-as como bússola. Cuidado com as “métricas de vaidade”, como “número de visitas no site” ou “número de downloads”, que na prática não significam muita coisa para o negócio.
  • Execução: construa uma estratégia de “Go to market” (Ida ao mercado) que estabeleça os melhores canais, regiões e o passo a passo das ações.
  • Planejamento: ao buscar recursos, é importante entender quais são as suas necessidades de capital e objetivos. Estabeleça quanto e para que precisa. Lembre-se de considerar em suas projeções o cálculo correto de impostos, salários dos sócios e despesas fixas e variáveis.
  • Cultura: mantenha sua cultura, buscando valorizar os colaboradores e mantendo muitos dos pontos positivos da cultura startup que podem se perder pelo caminho do crescimento.
  • Crescimento: se seu modelo cresceu e funcionou e sua empresa já é um sucesso, pode ser ainda mais. Lembre-se que o objetivo de uma startup é deixar de ser umastartup.

Inscrições e Seleção

As empresas selecionadas para o programa de pré-aceleração de Starups do Sebrae participarão de 8 workshops, que acontecerão entre os meses de março e julho, com temáticas focadas no desenvolvimento destes negócios. As inscrições para o programa podem ser realizadas de 22 de março a 03 de abril pelo link (clique aqui para acessar!).  A divulgação do resultado final da seleção será realizada no dia 05 de abril e o início das atividades a partir do dia 06 de abril.

Quem sabe esta não é sua chance de colocar a sua ideia em prática e realizar seu sonho de se tornar fundador de uma empresa Startup? Informe-se e participe! A gente deseja boa sorte e os negóocios já vão agradecendo!

Para mais informações, acesse o site do Sebrae Ceará clicando aqui! 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *