7 dicas para conseguir um novo emprego
2 de fevereiro de 2017
Programação dos cursos do Senai/CE aos sábados
2 de fevereiro de 2017

Sebrae/CE é parceiro de maratona de robótica em Fortaleza

Na última segunda-feira, o Centro Cultural Dragão do Mar foi palco de uma maratona de robótica. A ação integrou a programação da 10ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), que agitou a cidade nos últimos dias e se encerrou nesta quarta-feira (01).

O Sebrae/CE, em parceria com o  Hub Inovação Nordeste (Hubine/BNB), Federação das Empresas Juniores do Estado do Ceará (Fejece) ofereceram os recursos para que a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) pudesse, em seu stand, promover a maratona de robótica.

Ao longo da última segunda-feira (30), os participantes aprenderam sobre mecatrônica e aprenderam os princípios básicos da construção de robôs a partir de um tutorial dado pelos instrutores. Com o que era aprendido, eles puderam desenvolver robôs.

Ao todo, foram 20 vagas preenchidas completamente, por ordem de inscrição. Estudantes de diferentes áreas puderam participar, sendo estimulados a ampliarem seus conhecimentos tecnológicos. Organizados em dupla, eles construíram robôs seguidores de linha, que andam por um caminho pré-definido. Houve premiação para quem realizou o percurso de forma satisfatória e com o melhor protótipo.

Em entrevista ao portal Vermelho, o instrutor da atividade Lessânio Oliveira, também professor dos cursos de Robótica da Universidade do Trabalho Digital (UTD), enfatizou que essa cultura digital precisa ser mais disseminada no Estado. “Geralmente as pessoas têm mais conhecimento em especificações de TVs, celulares e eletrodomésticos, mas é preciso desmistificar a mecatrônica como um todo. Há esse interesse e é algo prazeroso para os jovens, o que falta mesmo é oportunidade. Vejo a iniciativa da Secitece como super positiva!”

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *