Pesquisa alerta sobre alto risco de desertificação do Brasil
17 de junho de 2015
Gisele Bündchen para Stuart Weitzman
17 de junho de 2015

Secretário municipal da Educação avalia gestão na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Fortaleza segue recebendo secretários municipais para que eles possam debater com vereadores sobre suas pastas, fazendo um balanço e avaliação de seu desempenho. O objetivo destes encontros é trazer mais interação entre a Câmara e as secretarias, para que, articulados, tragam maiores benefícios para a população.

Desta vez quem compareceu ao plenário foi o titular da Secretaria Municipal de Educação, Jaime Cavalcante, que esteve presente na manhã desta terça-feira, 16, para fazer um balanço de sua pasta. O secretário destacou a criação de creches, escolas de tempo integral, melhor qualificação de professores e a maior adesão de estudantes na rede municipal de ensino.

O titular da pasta destacou que até a atual gestão não existiam escolas de tempo integral no município, e que as que existiam, encontravam dificuldades de acesso à internet e diversas greves. Depois de diagnosticado os problemas na área da saúde, a SME mudou algumas regras existentes com a questão da escolha de diretores das escolas públicas, investimento na conexão da internet nas escolas e reuniões constantes entre a SME e professores, diretores e vice-diretores.

Jaime também ressaltou que o salário dos professores está acima da inflação e que cerca de 78% dos professores possuem pelo menos pós-graduação, enquanto que o índice na escola particular é de 12%. Outro dado apresentado foi que 60% dos professores do muicípio têm vencimento acima de R$ 4 mil. Ele destacou também a criação de projetos para investir nos educadores, como a Academia do Professor, que será um local voltado para que os professores recebam cursos de formação e atendimento de profissionais como psicólogos e fonoaudiólogos.

“Lançamos ontem um projeto piloto em relação a segurança escolar. Teremos profissionais treinados para atender cada vez melhor a rede municipal de ensino. Começamos o piloto com 72 homens, mas quando os novos mil guardas municipais terminarem seu curso, cerca de 240 deles participarão exclusivamente desse projeto. Eles não só vão garantir a segurança dos professores, mas também dos alunos e todo o entorno da escola”, afirmou.

Jaime disse que em 2007 existiam 204 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino, e que em 2013 esse número caiu para 185 mil. O gestor informou que o menor número de matrículas foi devido a criação de pequenas escolas privadas que cresceram na periferia, além das greves que aconteceram na gestão anterior. Jaime explicou que graças ao investimento na educação, em 2015 as escolas municipais tiveram a matrícula de 194 mil estudantes.

educação02Já no que diz respeito às creches, o Secretário destacou que o prefeito Roberto Cláudio inaugurou 53 novas creches até o momento e que até o final do ano serão 77. Haverá ainda a licitação de até mais 49 creches em setembro e que a prioridade é que as creches sejam instaladas nos bairros mais pobres da cidade. Segundo ele, as escolas de tempo integral em funcionamento representam que mais de 103 mil jovens passam agora o dia na escola “Com as escolas de tempo integral em funcionamento, temos 103 mil jovens nas escolas. De manhã eles recebem a educação formal e na tarde tem a questão esportiva e reforço. Até o final do ano vamos inaugurar mais seis escolas. Teremos 46 escolas de tempo integral até o final do governo”, afirmou.

Que bom que as coisas estão funcionando bem, senhor secretário! Afinal, é através da educação que se consegue obter o desenvolvimento, pois ela é a mola mestra de tudo. Que os pequeninos que estão recebendo a assitência pública da educação municipal hoje tornnem-se grandes homens e futuros médicos, professores, engenheiros, dentre outros, grandes profissionais no futuro!

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *