XIII Festival de Teatro de Fortaleza traz “Mostra Fortaleza em Cena”
12 de dezembro de 2019
O calendário de estreias da Netflix em janeiro de 2020 já está entre nós!!!
12 de dezembro de 2019

Secult Ceará lança Comenda Patativa do Assaré 2020

Quem você indicaria para receber a Comenda Patativa do Assaré e celebrar a cultura popular tradicional? A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) lança a Comenda Patativa do Assaré 2020 e, entre os dias 29 de novembro a 13 de dezembro de 2019, recebe indicações de nomes para receber esta importante homenagem. A condecoração é dada a personalidades, artistas, poetas, cantadores, pesquisadores(as) que se destacaram por suas relevantes contribuições à Cultura Popular Tradicional. Nesta edição, 5 (cinco) agraciados(as) receberão a comenda. As indicações podem ser feitas através de um formulário online, clique aqui para acessar.

Na mais recente edição da Comenda Patativa do Assaré, o Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC) aprovou, em maio de 2019, os nomes dos agraciados, também após indicação aberta ao público. A folclorista Elzenir Colares, o repentista e poeta Pedro Bandeira, e o também poeta popular Geraldo Gonçalves (In Memoriam) receberam a comenda do Governo do Estado, por meio da Secult.

Seleção

Os nomes indicados serão avaliados por uma Comissão de Seleção composta por sete membros: três integrantes do Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC); dois integrantes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult); um representante da Universidade Regional do Cariri (URCA); e um representante da Fundação Memorial Patativa do Assaré. Os três nomes aprovados pelo CEPC seguem então para a Secult, que publicará o referido resultado no sítio eletrônico da www.secult.ce.gov.br e no Diário Oficial do Estado (DOE). As indicações da Comenda Patativa do Assaré do ano de 2019 serão incorporadas na seleção de 2020.

Cerimônia de Entrega

A cerimônia de entrega da Comenda será realizada pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secult, em evento aberto ao público e realizado na Cidade de Assaré, no mês de março, por ocasião das comemorações do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, o poeta Patativa do Assaré.

 

Patativa do Assaré

Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, nasceu no dia 05 de março de 1909, na Serra de Santana, no município de Assaré. Foi cantador, repentista, compositor e um dos maiores poetas populares do Brasil. Através de sua poesia, foi intérprete e porta-voz das tradições e valores do sertão e do povo excluído de seu tempo. Escreveu sobre amor, sobre o cotidiano e os dramas do sertanejo, sobre as dificuldades enfrentadas com a seca e sobre o desafio que as novas tecnologias representa às formas tradicionais de sociabilidade do sertão.

Fotos: Reprodução / Fonte: Secult

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *