Projeto Ovo – Fashionistas doam peças jeans cheias de história
22 de maio de 2020
Divulgado resultado da 1ª etapa do programa de auxílio para profissionais da Cultura
25 de maio de 2020

Secult lança plataforma online para exibição de conteúdos digitais do Cultura Dendicasa

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) lança, neste sábado (23), a plataforma “Cultura Dendicasa”, um portal que irá reunir os 400 conteúdos digitais selecionados por meio do “Edital Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo”, além de notícias e agenda de programação online da Rede de Equipamentos da Secretaria.

A iniciativa vem para contribuir com a maior visibilidade da arte e da cultura cearense e para garantir o acesso continuado à cultura no contexto do isolamento social necessário para o enfrentamento do Coronavírus, reconhecendo a cultura como um direito fundamental que deve ser assegurado a todos. O “Cultura Dendicasa” pode ser acessado pelo link: http://culturadendicasa.secult.ce.gov.br, a partir de amanhã!

O Portal “Cultura Dendicasa” é uma iniciativa de disseminação da cultura no meio digital, para perdurar para além do período de enfrentamento do Coronavírus. Semelhante a uma plataforma de streaming, essencial para a fruição artística e cultural em tempos atuais, o site também tem o objetivo de agregar, difundir e preservar a memória e patrimônio da cultura cearense em acervo de formato digital.

“Este portal é voltado para o fomento de conteúdos artísticos e para difusão em plataformas digitais. Para além de um função
social e econômica aos trabalhadores das artes e da cultura, esta iniciativa cumpre também uma função de promoção da saúde.
Os conteúdos dessa plataforma estão disponíveis para serem compartilhados, para serem vivenciados, chegando até às casas
e às vidas das pessoas como expressão humana e vital para os dias que correm”, destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba.

“O portal Cultura Dendicasa é um espaço para desfrutarmos a diversidade artística e cultural produzida pelos fazedores de cultura do Ceará. Será um espaço potente onde poderemos acessar todo o conteúdo selecionado pelo Edital Cultura Dendicasa, além de ficar antenado com as principais notícias e programações culturais do Estado.

Através desta iniciativa, a Secult trabalha para assegurar os direitos culturais da população cearense, mesmo no contexto de isolamento social que vivemos neste momento, assim como potencializar as estratégias de difusão da arte e da cultura cearense”, ressalta a secretária executiva da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela.

Programação do Cultura Dendicasa

Nesta primeira semana de lançamento do portal, estarão disponíveis 40 conteúdos digitais cearenses que foram selecionados por meio do “Edital Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo”. Atualizado semanalmente, o portal irá abrigar todos os 400 projetos artísticos e culturais apoiados pela Secult. Entre os conteúdos estão espetáculos, áudios, exposições e publicações, dos mais diversos segmentos culturais e linguagens artísticas como música, dança, teatro, fotografia, cultura tradicional e popular, circo, literatura, entre outras. Somente de vídeo, são mais de 120 horas de material produzido pelos participantes.

Além de conferir esta programação feita por artistas, produtores e trabalhadores da cultura do Ceará, quem acessa o portal também poderá navegar nas programações ofertadas pela Rede de Equipamentos da Secult, que inclui o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Theatro José de Alencar, o Cineteatro São Luiz, Porto Dragão, entre outros, bem como aqueles que estão localizados no interior do Estado: Casa de Saberes Cego Aderaldo e Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira. Esse é o espaço da “Agenda do Cultura Dendicasa”.

Por fim, o portal traz ainda um espaço para notícias referentes às políticas culturais e aos lançamentos que acontecem na plataforma. Os conteúdos produzidos aqui se integram também aos conteúdos das redes sociais tanto da Secult quanto da sua Rede de Equipamentos Culturais.

Outra novidade: parceria com a TVC

O lançamento do portal vem junto ao anúncio da parceria entre a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e a TV Ceará (TVC), para a exibição do programa “Culture-se” em versão especial, com exibição de projetos selecionados por meio do “Edital Cultura Dendicasa: Arte de Casa Para o Mundo”. O primeiro episódio do “Culture-se Dendicasa” vai ao ar neste sábado, 23/5, às 22h30. O programa, com duração de 1h e apresentação do jornalista Emanuel Bruno, irá reunir entrevistas com artistas, produtores, entre outros trabalhadores da cultura, exibindo também os conteúdos culturais cearenses que foram selecionados por meio do Edital.

Mais sobre o Edital Cultura Dendicasa

Lançado no fim de março pelo Governo do Ceará, através da Secult, o “Edital Cultura Dendicasa: Arte de Casa Para o Mundo” teve o objetivo de promover e movimentar a economia artística, criativa e cultural do Estado, no contexto de emergência de enfrentamento ao coronavírus, incentivando a sustentabilidade de artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais do Ceará. O Edital contou com o investimento de R$1 milhão provenientes do Fundo Estadual de Cultura, para o apoio a 400 projetos das mais diversas linguagens artísticas e expressões culturais. Todo o conteúdo estará disponível online e gratuitamente, no portal do “Cultura Dendicasa”.

SERVIÇO:
Portal Cultura Dendicasa
Acesse: http://culturadendicasa.secult.ce.gov.br (disponível somente no sábado, (23).

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *