Estudo revela que casais economizam 50% a mais que os solteiros
28 de setembro de 2015
Cientistas descobrem como o cérebro avisa ao corpo que deve queimar gordura
28 de setembro de 2015

Seis dicas para virar o jogo na crise e conquistar um emprego


No atual cenário do país é cada vez mais comum encontrar profissionais, bem qualificados e experientes, nas salas de espera para entrevistas de emprego. Entre maio do ano passado e maio deste ano, o índice de desemprego subiu de 4,9% para 6,7%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A disputa por um lugar no mercado de trabalho é crescente e conforme orientam alguns especialistas, para se destacar da multidão de candidatos e conquistar uma recolocação mais rapidamente, algumas atitudes são fundamentais.

Embora ninguém espere passar por isso, é cada vez mais comum notarmos o fantasma do desemprego rondando nossa rede de relacionamentos. Portanto, o No Pátio dá algumas dicas para você conseguir vencer a crise e virar o jogo. Confira:

1- Apresente-se corretamente no LinkedIn

A rede social profissional é uma excelente ferramenta para descobrir conexões e caminhos até oportunidades de trabalho. Uma maneira de conseguir isto é solicitar que alguém da sua rede de contatos faça a ponte com algum contato importante. Cuidado também ao se candidatar para todo tipo de vaga, inclusive aquelas para a qual não tenha os requisitos necessários, apenas para abrir um contato com RH da empresa requisitante: isso pode sinalizar desespero ou até mesmo falta de confiança no real interesse do profissional.

2- Invista em especialização

Do ponto de vista dos recrutadores e empresas, é importante perceber se o profissional procurou se manter atualizado durante o período em que esteve buscando recolocação. Procure investir em especializações que possam complementar seu conhecimento ou que supram algum “gap” profissional.

Profissional  2

3- Amplie o seu networking

Manter o networking ativo não pode ser uma prática exclusiva de momentos de desemprego ou dificuldade. Na verdade, a maneira como o executivo se porta nos bons momentos profissionais em relação a sua rede de relacionamentos, poderá determinar a ajuda ou indicações que receberá quando estiver enfrentando uma situação assim. Caso o executivo necessite reativar seu networking, deve num primeiro momento dividir sua situação com pessoas do círculo mais próximo. Sair disparando contatos para pessoas que não são próximas pode ser inócuo e “queimar” um contato potencial.

4- Avalie outros setores de atuação

O período de transição profissional pode ser um bom momento para pesquisar a fundo sobre outros setores que você tenha o interesse de trabalhar. Avalie quais são os requisitos e conhecimentos necessários, mas  saiba claramente no que esta mudança irá agregar em termos de carreira e futuro profissional para você. Não subestime os riscos da transição, pelo contrário, examine-os com atenção antes de decidir qual novo rumo tomar, mas vale ressaltar que para uma recolocação, é sempre mais fácil buscar oportunidades onde o profissional já tenha experiência.

5- Analise possibilidades em outros estados e países

Se mobilidade não é um problema, ampliar o horizonte de busca é uma maneira de aumentar o volume de oportunidades profissionais à vista. A possibilidade de adaptação a novos ambientes e culturas deve ser analisada cuidadosamente antes de bater o martelo para um emprego que envolva mudança geográfica.

6- Abrir o próprio negócio. Empreender!

A decisão de empreender não pode ser somente uma consequência de um desligamento do profissional. Apesar do momento ser propício para mudar o rumo de carreira, deve ser uma decisão planejada, com um plano de negócios claro, para evitar uma frustração ainda maior caso o negócio não dê certo, e também não gastar dinheiro indevidamente em um momento onde você precisa planejar suas reservas financeiras. Por outro lado, para executivos que já cultivavam este pensamento, pode ser o momento ideal para dedicar-se integralmente a um projeto empreendedor, já que muitos negócios também fracassam prematuramente, quando não há tempo nem dedicação suficientes.

Profissional 3

Encontrar um emprego nesse contexto exige, mais do que nunca, estratégia! Então invista nas dicas do No Pátio e faça a diferença com aquela qualidade ou conhecimento que dificilmente outro candidato vai apresentar.

 

Fotos: Reprodução. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *