Faça Você Mesmo – 4 projetos DIY para dar um up nas paredes!
17 de setembro de 2019
Projeto Câmara Móvel recebe serviço de biometria do TRE na CMFor
17 de setembro de 2019

Nos dias 18 e 19 de setembro, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), por meio do Núcleo de Atenção Especializada (Nuesp) da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde (Copas), promove a Semana da Pessoa com Deficiência, evento voltado para o cuidado integral à saúde da pessoa com deficiência física, auditiva, visual e intelectual. Aberto ao público, o encontro destaca a temática “Acessibilidade, direitos e visibilidade”.

O objetivo é reunir gestores municipais e estaduais, coordenadores das regionais de saúde, diretores dos hospitais polo, profissionais da saúde e entidades da sociedade civil ligadas ao movimento das pessoas com deficiência para uma ampla discussão coletiva sobre as políticas de atenção à saúde e construção da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do Estado.

O Governo do Ceará reconhece a importância de realização da Semana da Pessoa com Deficiência por promover um espaço de discussão, debate, formulação de proposições e deliberações voltadas à conjuntura estadual. Reconhecendo a transversalidade como requisito fundamental para concepção e gestão das políticas públicas do Estado.

“Assumiremos diversas obrigações para garantir a equiparação da saúde integral das pessoas com deficiência em todo o Ceará. Essa discussão viabiliza a troca de experiências entre a sociedade civil e gestores”, ressalta Maria Arnete Borges, assessora técnica da política da pessoa com deficiência da Copas/ Sesa. Ela também é a primeira pessoa com deficiência que integra uma Mesa de Negociação desta política na pasta da Saúde.

Durante os dois dias estão previstos debates, mesas redondas, oficinas manuais, massoterapia com deficientes visuais e serviços de saúde do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), além do lançamento do Censo da PcD nos 184 municípios cearenses.

Viver sem Limite

O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, que envolve diversos ministérios para promover a inclusão, autonomia e direitos das pessoas com deficiência conta com uma Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPCD) executada pelo Ministério da Saúde, instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) através da Portaria GM/MS Nº 793 de 24 de abril de 2012.

A rede garante a ampliação e qualificação do atendimento às pessoas com deficiências, a promoção da vinculação das pessoas com deficiência e suas famílias aos pontos de atenção, garantia de articulação e integração dos pontos de atenção de forma a prestar atendimento integral com vista a promoção, prevenção, reabilitação, estimulação precoce, reinserção social e oferecimento de órteses e próteses.

 

 

Serviço:

Semana da Pessoa com Deficiência
Data:18 e 19 de setembro
Horário: 8h30 às 12h
Local: Auditório Waldir Arcoverde da Secretaria da Saúde do Ceará (Av. Almirante Barroso, 600 – Praia de Iracema)
Mais informações: (85) 3101.5345

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *