Sílvio Santos falta ao trabalho pelo melhor motivo possível!
8 de junho de 2018
Confira cinco dicas de uma dermatologista para reduzir a oleosidade da pele!
8 de junho de 2018

Senac sedia evento sobre Plantas Alimentícias Não-Convencionais, as PANCs

Algaroba, munguba, jatobá, munguba, cumaru, flor do feijão-borboleta, taioba, palma forrageira, mandacaru… Você sabia que no seu quintal… No seu jardim… No canteiro central da sua rua… Ou mesmo pelas esquinas, calçadas e terrenos baldios pode haver uma infinidade de alimentos saudáveis, gostosos e de acesso gratuito? Estamos falando das Plantas Alimentícias Não-Convencionais, também conhecidas como PANCs.

As PANCs são vegetais comestíveis como aqueles que encontramos no supermercado, porém, por diversos motivos, acabam sendo ignorados pelos produtores e pelo comércio. Daí você não encontrar muitas delas nos supermercados convencionais e, sim, no meio da rua mesmo. E para popularizar mais este tipo de insumo – que é o futuro da alimentação sustentável! – os alunos das turmas de Confeiteiro e Técnico em Cozinha do Senac/CE vão apresentar o Projeto Integrador Gastronomia PANC – Saberes, Sabores e Raízes nesta sexta-feira!

O projeto integrador, como o nome diz, reúne diversos eventos que acontecerão, simultaneamente, na unidade do Senac Centro. Rodas de conversas, mesas, painéis e degustações estarão acontecendo de forma dinâmica para que os convidados e participantes possam ter acesso ao maior número de informação possível sobre as PANCs.

Além de diferentes tipos de comidas, também serão apresentadas sobremesas, biscoitos, pães, e muitos mais, todos com um tipo de ingrediente em comum: as PANCs. E não adianta torcer a cara achando que, se é planta, só será servida e apresentada salada não! Uma infinidade de doces e até mesmo cerveja podem ser feitas com a utilização dessas plantas durante seu preparo!

A noite contará com a presença de diversos chefs renomados, tais como Bernard Twardy (Beach Park), Leo Gonçalves (O Mar Menino), Valdir Nascimento (Tilápia). Além deles, professores da UFC, do SENAC e da OCCA também participarão. O palestrante da noite será o chef convidado Jorge Da Hora, vindo do SENAC/SP para abordar a gastronomia PANC. A pesquisadora e especialista em plantas alimentícias não-convencionais cearense Nilza Soares, autora do livro Em Busca Dos Sabores Perdidos, também estará presente.

O Projeto Integrador Gastronomia PANC é gratuito. Para participar, basta dirigir-se à unidade do SENAC Centro e realizar sua inscrição, doando também dois quilos de alimento não perecível. Todos os alimentos arrecadados serão doados ao Projeto Ebenézer, que ajuda no tratamento de dependentes químicos.

Serviço

Gastronomia PANC – Sabores, Saberes e Raízes
Local: SENAC Centro – Av. Tristão Gonçalves, 1245
A partir das 18h
Mais Informações: 85 3270-8400

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *