Cachaça – Aprenda oito coquetéis clássicos e deliciosos!
14 de setembro de 2018
Simone anuncia pausa na carreira após Simaria voltar a passar mal
17 de setembro de 2018

Será que seu nome está na moda? O IBGE ajuda a descobrir!

Já reparou que, de tempos em tempos, parece que todo mundo resolveu dar o mesmo nome para seus filhos? Os nomes Enzo e Valentina, estão tão na moda que já virou até piada e fantasia de carnaval. Pois bem, e o seu nome, será que ele já esteve na moda? Será que ele ainda está na moda? Ou será que seus pais conseguiram ser super mega criativos e arrumaram um nome bem diferentão para você? Pois bem, uma ferramenta do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ajuda você nessa missão de descobrir!

Ranking dos nomes mais populares no Brasil

Trata-se do projeto Nomes do Brasil. Através dele, é possível rastrear a evolução do seu nome ao longo dos anos, assim você descobre se alguma vez seu nome já esteve “na moda”. Nem precisa dizer que, em um país extremamente religioso como o Brasil, dois nomes em específico lideram todos os rankings a cada ano.  Estamos falando de José, com 5,7 milhões e Maria, com 11,7 milhões de batismos.

Mas para dar uma ideia de como fatores como sucesso de atores, personagens marcantes e afins podem aumentar a frequência de alguns nomes, tomemos o exemplo do nome Cauã. Segundo o site do IBGE, nos anos 1990, eram pouco mais de duas mil crianças eram registradas com esse nome. Já no começo dos anos 2000, o número subiu para quase 84 mil registros! Coincidentemente, foi quando o ator Cauã Reymond começou a fazer sucesso…

A popularidade do nome Lívia cresceu nos anos 2000

Quer saber se seu nome já esteve na moda? Acessa aqui o site  Nomes do Brasil, do IBGE, e descubra! O banco de dados dele conta com mais de 130 mil nomes, mas vale dizer que aqueles nomes diferentões demais talvez não apareçam na lista…

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *