Gerente de políticas públicas do Sebrae Nacional realiza visita a Jucec
23 de outubro de 2018
Existem uns restaurantes bizarros no mundo que nem vendo a gente acredita!
24 de outubro de 2018

Tour no centro histórico de Fortaleza

Como parte das ações da Semana do Livro e da Biblioteca, os alunos do Cuca Mondubim puderam fazer uma tour na manhã desta última terça-feira (23/10) pelo centro histórico de Fortaleza. A ação tem por objetivo mostrar um pouco da história urbana da Cidade e será realizada nos outros Cucas durante a programação semanal.

A tour, que se divide em dois percursos, trabalha a partir da criação e modernização de Fortaleza. O primeiro, feito a partir da planta de 1726 do Capitão-mor Manuel Francês, começa do Forte de Nossa Senhora da Assunção e passa pela Praça Pedro Segundo (antigo pelourinho), Mercado Velho e Academia Cearense de Letras (antiga casa do Capitão-mor), terminando na Igreja do Rosário, a mais antiga da Cidade. Já o segundo, feito a partir da planta de 1875 do arquiteto Adolfo Hebster, passa pela Praça do Ferreira, Passeio Público e Ceart, até chegar à Estação Ferroviária João Felipe.

O passeio é uma oportunidade de conhecer com mais profundidade locais comuns do cotidiano. Ana Cláudia, estudante de natação do Cuca Mondubim, conta que já conhecia os locais visitados, mas que não sabia da riqueza histórica por trás deles. Frequentadora da biblioteca, pôde ver no Forte a estátua de Martim Soares Moreno, personagem do seu livro predileto, “Iracema”, de José de Alencar.

Para Gleudson Passos, professor de história da Uece e guia do passeio, a tour é importante na Semana do Livro para que os alunos entendam a cidade como um espaço possível de se ler. “Imaginemos a cidade como um livro. Vamos ver a riqueza que existe em seus símbolos, objetos, pessoas e principalmente na sua diversidade social, que nos enriquece. É importante perceber a riqueza que existe dentro do patrimônio cultural cearense”, diz.

Semana do Livro e da Biblioteca da Rede Cuca
Realizada dos dias 23 a 26 de outubro, a Semana do Livro e da Biblioteca na Rede Cuca conta com uma programação voltada ao incentivo à leitura e cultura, com rodas de conversa, saraus, feiras de livros, oficinas, tours, exibição de filmes e encontros com escritores. As atividades acontecem em diversos horários das 8h às 18h simultaneamente nos três Cucas (Barra, Mondubim e Jangurussu).

Fotos: Reprodução / Fonte: Prefeitura

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *