Boho e Navajos com Lool by HB
18 de agosto de 2014
Umidade do ar cai em Fortaleza
18 de agosto de 2014

Turismo consciente!

A cada dia, o turismo é menos visto como maléfico ao meio ambiente ou situação de uso indevido dos recursos naturais. Um outro lado das viagens é colocado em evidência agora, o turismo sustentável. O No Pátio aborda a questão tão discutida que é visitar diferentes lugares, desfrutando o que os destinos oferecem, sem fechar os olhos para a necessidade de preservar o local escolhido.

 

A prática é crescente no Brasil e no mundo e tem por objetivo promover os pontos turísticos das cidades sem criar estruturas de impacto negativo ao meio ambiente, fazendo com que os visitantes tenham posturas sustentáveis. A meta é conciliar o turismo com medida das de preservação ambiental.

Para que a medida seja eficaz, é necessário dar ao turista boa estrutura para atender as necessidades. Uma das saídas é apoiar a cultura local, desde as comidas às artes, o que além de gerar lucro, estimula o cuidado com a diversidade biológica local. Para isso, é necessário forma a consciência do turista.

ecoturismo2_nopatio

O viajante passa, nesse contexto, a ser chamado de turista sustentável, a pessoa que conhece os locais, estimula a economia interna e convive pacificamente com a natureza. Se você deseja fazer parte desse novo grupo de turistas, o primeiro passo é buscar hotéis que sejam ecologicamente corretos – que não poluem o meio ambiente, não sujam nem degradam o local.

Turismo Sustentável X Ecoturismo

Mas é importante deixar claro que turismo sustentável é diferente de ecoturismo. O ecoturismo acontece quando o turista explora o local visitado no seu estado natural, vida selvagem e população nativa. Mesmo com planos para que os ecossistemas sejam visitados, nem sempre há medidas para que não ocorra a degradação do local.

O turismo sustentável é uma grande possibilidade de chegar ao desenvolvimento sustentável do planeta, a partir do momento que estimula o turismo, ativa a economia e tem responsabilidade com o desenvolvimento do meio ambiente. No Brasil, Fernando de Noronha é referência para o turismo sustentável. A ilha situada no estado de Pernambuco é considerada Área de Proteção Ambiental (APA) desde 1988. O objetivo da medida é proteger a flora, fauna e demais recursos naturais.

ecoturismo_nopatio

O turismo em Fernando de Noronha cria a oportunidade de convívio com equilíbrio entre o homem e a natureza. Nesse santuário que está entre um dos mais importantes do mundo, existem cinco trilhas para a visitação com autorização do IBAMA.

Quem acha que o conforto passa não combina com turismo sustentável, está muito enganado! Em Noronha, o turista faz uso de agência bancária, correios, informações turísticas, hospital, polícia militar, porto, informações meteorológicas, hotéis e charmosas pousadas.

ubajara_nopatio

No Ceará

Florestas com belas árvores e um fascinante mundo de cachoeiras fazem da cidade de Ubajara, situada na Serra da Ibiapaba, um dos destinos preferidos dos turistas e dos cearenses também. O local oferece os visitantes o turismo sustentável, com estrutura para preservar a biodiversidade do local. O fato, além de resultar em impactos positivos para o meio ambiente, ainda gera empregos e faz a renda local circular.

O local é conhecido ainda por abrigar o menor parque Nacional do País, um verdadeiro oásis verde de clima freco, que varia entre 17 e 28°C. Além da famosa gruta por onde passa um teleférico, existem as trilhas e cachoeiras fora do Parque Nacional.

Nada melhor que visita os lugares mais bonitos do mundo, ainda contribuir para o desenvolvimento sustentável e conviver em paz e harmonia com a natureza. A consciência a respeito do peso das ações humanas em relação a biodiversidade é um dever de cada um!
Serviço:

Parque Nacional de Ubajara
Telefone: (088) 36-34-13288.

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *