Rio 2016: lote de 100 mil ingressos é vendido em quatro horas e meia
22 de julho de 2016
SEDUC abre inscrições para Curso de Formação Empreendedora de Base Tecnológica
22 de julho de 2016

Atualmente a pedagogia é reconhecida como uma área de conhecimento abrangente, que pode atuar em diversos contextos de nossas vidas e não apenas no âmbito formal da escola. Percebendo que a educação também ocorre de forma significativa nos espaços não formais de ensino, tais como dentro da família, nas igrejas, nas comunidades e até mesmo na própria convivência com o outro, dentro da área surgiram especializações como a Pedagogia Terapêutica.

Para quem tem interesse em se aprofundar no assunto, a Universidade Federal do Ceará (UFC) está com inscrições abertas para o curso a distância sobre Introdução ao Pensamento de João dos Santos: Estudos sobre a Pedagogia Terapêutica.

Do âmbito terapêutico a orientação pedagógica-terapêutica se apropria de técnicas que favorecem o autoconhecimento, a autoajuda e expliquem o funcionamento, o desenvolvimento e a formação psíquica, de forma que estes conceitos possam ser manipulados pelo cliente, que venha se inteirando de seus processos e com isso conseguindo utilizá-los à seu favor.

Sobre João dos Santos

Psicanalista e médico, João dos Santos é considerado um dos introdutores da Psicanálise em Portugal e integra a segunda geração de psicanalistas ligados a Sigmund Freud (1856-1939). Sua obra aborda a visão integrada do desenvolvimento humano, que envolve a educação na família, na escola e na comunidade, ao propor a Pedagogia Terapêutica.

Pedagogia Terapêutica 2

Sobre o curso

A atividade será desenvolvida pelo ambiente virtual de aprendizagem Plataforma Moodle/UFC, de 22 de agosto a 19 de dezembro, com carga horária de 160 horas/aula.

O público alvo do curso a distância sobre Introdução ao Pensamento de João dos Santos: Estudos sobre a Pedagogia Terapêutica é estudantes e profissionais da área de educação e saúde do Brasil, Portugal e Angola. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio da plataforma on-line Moodle Multimeios.

Os interessados podem realizar as inscrições até o dia 29 deste mês.

Fotos: Reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *