Agenda cultural do fim de semana
11 de agosto de 2017
Prefeitura de Fortaleza promoveIV Seminário de Atualização em Leishmaniose
11 de agosto de 2017

Um percurso histórico pelas gravuras

A imagem impressa acompanha a humanidade desde os seus primórdios, e podemos remontar essa trajetória às primeiras mãos marcadas, por meio de pigmentos, nas paredes de grutas e cavernas. Até 1º de outubro, a Universidade de Fortaleza abre ao público a exposição Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural, no Espaço Cultural Unifor, mantido pela Fundação Edson Queiroz. Com curadoria de Marcos Moraes, a mostra mapeia cinco séculos da produção gráfica europeia, com um total de 148 das 451 imagens impressas que compõem este acervo. São apresentadas, de forma didática, as diferentes técnicas de gravuras dos séculos XV a XIX. 

“Trata-se de um recorte representativo, pela diversidade de técnicas, temas e destinações das gravuras. Esta seleção nos permite pensar na linguagem gráfica e em outros caminhos de leitura e interesse ao longo desse fascinante empreendimento que foi a produção de imagens impressas”, afirma Marcos Moraes. A mostra propõe, assim, um percurso histórico pelas gravuras do Itaú Cultural, e se inscreve nas ações promovidas pelo instituto para garantir o acesso ao Acervo de Obras de Arte do Itaú Unibanco, que hoje conta com mais de 15 mil itens.

Imagens Impressas já passou pelas cidades de Santos e Curitiba. Após a temporada em Fortaleza, segue para o Rio de Janeiro. Entre os destaques da mostra estão obras do artista e caricaturista francês Honoré-Victorien Daumier, como Quelle heurese rencontre! – Les Amis (ca.1840), Mais pis que (s.d.), C’est bien parce (s.d.), Um ami est – Les Amis (ca. 1840), J’offrirai à monsieur (s.d.). Dele, há também o original de uma charge publicada no jornal Le Charivari, um dos principais veículos franceses no período.

Serviço:
Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural
Visitação: 11 de agosto a 1 de outubro de 2017
Terça a sexta, das 9h às 19h; sábados e domingos, das 10h às 18h / Entrada gratuita
Local: Espaço Cultural Unifor – Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz. Fortaleza, CE
Mais informações: (85) 3477.3319 | espacocultural@unifor.br

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *