Folia de Carnaval
27 de janeiro de 2015
Dica do Dia – Spadrille John John
28 de janeiro de 2015

Vacinas para seu cachorro filhote

Assim como com os nossos bebês humanos, nós também temos que ter uma série de cuidados específicos com nossos filhotes cachorros. Eles devem tomar somente leite durante um determinado tempo, não podem sair na rua e nem ficar com outros cachorros e devem tomar vacinas.

Você já sabe que carinho, tempo para brincar e se exercitar são essenciais para manter o bem estar e a saúde do animal, porém não se esqueça de que os cuidados médicos devem estar sempre em dia, principalmente no cachorro filhote.

Em relação às vacinas, elas são os cuidados médicos mais importantes que devem ser tomados, principalmente, no primeiro ano de vida do animal. Nesse período ele vai tomar uma série de vacinas específicas que vai fazer com que ele cresça mais saudável.

Vacinas-para-seu-filhote-cachorro1

Hoje, as pet shops só estão autorizadas a fazer esse tipo de procedimento na presença de um médico veterinário. Só ele pode fazer a aplicação da vacina no animal.

É ele também o especialista mais indicado para dizer quais são as vacinas que o seu animal deve tomar, já que nem todo cachorro precisa tomar as mesmas vacinas.

Para saber quais vacinas seu filhote deve receber, o veterinário precisará fazer uma avaliação detalhada do caso. Vários fatores devem ser levados em conta como as doenças que são mais comuns na região onde o animal vive, o estilo de vida do tutor e até possíveis viagens e hospedagens em hotéis para cães. Para que esse mapeamento seja feito, é necessário um acompanhamento mensal do cachorro por veterinário, principalmente nos primeiros meses de vida.

Vacinas-para-seu-filhote-cachorro5

Dentre as vacinas mais importantes que os filhotes devem tomar está a Múltipla Canina, que protege contra cinomose, hepatite infecciosa canina, adenovirose tipo dois, parvovirose, parainfluenza  e coronavirose. Ela é dividida em três doses que são aplicadas com 21 a 30 dias de distância. Além dessa, as vacinas antirrábicas, de gripe canina, leptospirose, giardia e leishmaniose também são imprescindíveis.

Para que seu filhote possa ser vacinado existem ainda algumas pré-condições como ele ter pelo menos 45 dias de vida, quando pode tomar a primeira dose da múltipla canina, e precisar estar em bom estado de saúde, livre de parasitoses, bem nutridos, não estar em período de incubação de doença infecciosa ou estressados. O bom estado de saúde dos animais é essencial para que o tratamento seja eficaz.

Vacinas-para-seu-filhote-cachorro6

No dia da vacinação, tanto antes quanto depois de tomar a vacina, é importante que o animal fique o mais calmo e relaxado possível. Não é indicado, por exemplo, que o animal faça longas caminhadas no dia da vacina e nem que vá para a aplicação acompanhado de uma pessoa que tenha medo de injeção.

Deixe o cachorro confiante passando calma e tranquilidade para ele. Para maiores informações sobre vacinação de cachorro filhote e adulto converse com o seu médico veterinário. Se você ainda não tem um, peça indicação para amigos.

Vacinas-para-seu-filhote-cachorro2

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *