Os malefícios do banho quente
16 de abril de 2015
Governo propõe salário mínimo de R$ 854
16 de abril de 2015

Trabalhar em casa, para muitos, é um sonho realizado. E vale destacar que também é muito lucrativo para a empresa. Além de economizarem com possíveis gastos, a qualidade de vida é também destaque dessa forma de trabalhar, assim o desempenho do funcionário é otimizado.

Só que não são apenas coisas boas a se falar dessa prática. O No Pátio reuniu algumas vantagens e desvantagens do home office para que você possa avaliar se vale a pena trabalhar nesse estilo!

Desvantagens:

 – Diálogo: as dúvidas geradas no momento de trabalho e problemas que possam surgir. Esses são apenas dois problemas que envolvem o contexto de comunicação. Você não tem um superior presente que possa te ajudar nesses momentos, e quando tem a chance de solucionar esses problemas, é somente via e-mail e telefone. O e-mail pode demorar a ser respondido e no caso do telefonema, o problema pode, muitas vezes, aumentar pelo diálogo mal explicado.

Auxílios estruturais: você é responsável pelo seu local de trabalho, seu computador, sua internet e conta telefônica. Os custos são todos por sua conta.  Algumas empresas que seguem esse padrão de home office, fornecem benefícios para auxiliar os profissionais, porém não são todas que fazem isso.

Distrações: o nome mesmo descreve. É tudo aquilo que te atrapalhar a permanecer no foco. Televisão, filhos, barulho, celular, familiares e, principalmente, a cama. Como você faz o seu horário, seu período de descanso, muitas vezes, estica e vai além do previsto. Você acorda “ressaqueado” de sono e acaba por não render praticamente nada.  É necessária muita concentração e é interessante criar um ambiente onde você se adapte e relacione ele a produtividade; uma sala, um escritório.

deutsche journalisten dienste Bild: 57721

Vantagens:

 – Autonomia: o fato de você decidir o seu tempo de trabalho te passa a liberdade na administração do seu tempo. Você sabe a hora que você acorda, a hora certa para produzir, não existir estresses pela manhã de trânsito e decidir tirar um intervalo quando você bem quiser. Isso é ótimo. Só não vá abusar dessa sua independência, o trabalho ainda deve ser feito!

 Concentração: quando você trabalha em um ambiente lotado, sua concentração é atrapalhada. Trabalhar no estilo home office é sinônimo de tranquilidade. Até mesmo, se você gostar de ouvir uma música na hora da sua produção você tem essa liberdade, afinal, quem manda é você! Como isso soa para você?

 Tempo: Ter tempo e dinheiro proporciona uma qualidade de vida muito melhor para muitas pessoas. Você sabe o que deve ser feito urgente e o que pode ser resolvido ao longo do dia. Essa noção de tempo “em suas mãos” é o benefício mais atrativo da área de home office.

De todos esses tópicos, é importante destacar que você deve produzir como se estivesse trabalhando na empresa, com deadlines e alguém te pressionando. O resultado precisa ser gerado. Não esqueça: há pessoas dependendo do seu trabalho!

Analise cada tópico apresentado aqui pelo No Pátio e decida, de acordo com o seu perfil profissional, se você combina com o home office!

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *