Camilo Santana e Roberto Cláudio visitam Parque do Cocó
20 de abril de 2015
Dica do dia – Vestido Renda Iorane
21 de abril de 2015

Vegetais verdes escuros ajudam a rejuvenescer o cérebro em 11 anos, afirma estudo

Que comer vegetais e verduras faz bem e é sinônimo de saúde, todos sabem.  Mas você sabia que ao comer vegetais verdes escuros, e especificamente eles, seu cérebro pode ficar mais jovem em até 11 anos?

Um estudo feito na Universidade Rush, nos Estados Unidos, conclui que esses vegetais verdes escuros, ingeridos em porções diárias, podem realmente rejuvenescer o desempenho do cérebro.

Como se deu esse estudo? Os pesquisadores avaliaram a habilidade mental e a dieta de 950 idosos durante 10 anos. Por que idosos? Por que eles tendem a ter disfunções no cérebro, devido a velhice. Nesse período de teste, foram feitas avaliações para identificar a função mental de cada participante, além de verificar que tipo de alimentos contêm nas suas refeições diárias.

Aqueles que consumiam vegetais verdes, como espinafre e couve, uma e até duas vezes por dia, apresentavam um declínio no aspecto cognitivo significantemente menor que os outros participantes. Até mesmo levando em conta outros fatores, como prática de exercícios físicos, nível de escolaridade e histórico familiar de demência.

rejuvenescer o cérebro

No resultado, concluiu-se que, em média, os participantes que colocavam vegetais verdes escuros em sua rotina alimentar tiveram declínio mental 11 anos mais tarde que quem dispensava esses alimentos.

“Todas as folhas de cor verde escura, como as couves (manteiga, brócolis, flor), espinafre e a folha da beterraba possuem vitamina E, antioxidante e neutralizador dos radicais livres, propriedade importantíssima na prevenção de doenças e envelhecimento precoce”, explica a nutricionista Talitta Maciel, do Espaço Reeducação Alimentar.

Além de incentivar a rejuvenescer o cérebro, o consumo das folhas verdes também previne arteriosclerose, já que é rico em betacaroteno e vitamina C, conhecidos antioxidantes que impedem a fixação de colesterol ruim nas artérias e veias.

Dica No Pátio:

Uma forma deliciosa de ingerir esses tipos de vegetais, é fazendo o suco verde. A gente te mostra exatamente como produzi-lo!

Você vai precisar de:

1 folha de couve manteiga

folhinhas de hortelã

2 folhas de alface

1 fatia de melão

1 copo de água de coco

Gotinhas de limão

Adoçante

Gelo

Em seguida, bata tudo no liquidificador e beba pela manhã! Mas lembre-se, ele não substitui o café da manhã. Se alimente bem para manter uma vida saudável!

Fotos: Reprodução

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *