Tendência: Ombros de fora!
29 de outubro de 2015
Nova exposição do Acidum Project em Fortaleza
29 de outubro de 2015

A combinação entre a paisagem da paradisíaca praia de Jericoacoara, grandes atrações artísticas e o envolvimento da comunidade local em atividades sustentáveis, é a essência do Jeri Eco Cultural, que chega à sua sexta edição em 2015.  O 6º Jeri Eco Cultural acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro. Na programação, oficinas ambientais de horta solidária e sabão ecológico para a comunidade e o show inédito Dancê da cantora Tulipa Ruiz, com abertura da dupla piauiense radicada em Jeri, Luã Passos e Zaqueu Souza.

O projeto Jeri Eco Cultural visa incentivar a cultura, a economia e a consciência ambiental no Parque Nacional de Jericoacoara (CE) e vizinhanças, utilizando apresentações musicais como instrumento de sensibilização para valorização do desenvolvimento local e da população brasileira. A realização do evento é do Instituto Vértice, com patrocínio do Governo do Estado do Ceará,Coca Cola e Expresso Guanabara através da Lei Estadual de Apoio à Cultura e apoio da Prefeitura Municipal de Jijoca.

jeri eco cultural nopatio5

OFICINAS AMBIENTAIS PARA COMUNIDADE

Esse ano, o 6º Jeri Eco Cultural promoverá oficinas de horta solidária e sabão ecológico, em parceria com o projeto Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Fanor, da faculdade Fanor/Devry. Com aulas teóricas e práticas, essas têm por objetivo despertar a consciência ecológica, seja reaproveitando espaços subutilizados para plantação de alimentos sem agrotóxicos ou reutilizando o óleo de cozinha para a fabricação do sabão, estimulando ainda o convívio social, a qualidade de vida e o empreendedorismo.

As oficinas serão realizadas durante a sexta-feira (30), de 8h às 12h e de 14h às 18h, no Espaço Multiuso. É importante ressaltar que todas as ações e atrações do 6º JERI ECO CULTURAL são gratuitas para viabilizar a participação da comunidade e dos visitantes e que, durante o evento, todos serão estimulados a recolherem corretamente seu lixo.

jeri eco cultural nopatio4

SHOW DE TULIPA RUIZ

Em 2015, o JERI ECO CULTURAL retoma suas atividades, trazendo uma atração musical nacional. No sábado (31), Luã Passos e Zaqueu Souza se apresentam às 20h, abrindo para Tulipa Ruiz, quesobe ao palco às 21h com o seu último trabalho, Dancê. Inédito no Ceará, o show é um convite para dançar, do começo ao fim.

Cinco anos depois de estrear no mercado independente com “Efêmera” e seu repertório pop solar, se consolidando como revelação da música brasileira dois anos depois com “Tudo Tanto”, mais na pegada pop rock, a cantora e compositora paulista surpreende e se reinventa com Dancê. Produzido por Gustavo Ruiz – irmão, guitarrista, parceiro em dez das 11 novas composições e produtor de todos os seus trabalhos -, o repertório de Tulipa continua pop e mantém ecos solares, mas foi feito para dançar. “É um álbum para se deixar levar”, explica o produtor.

A sonoridade está ainda mais encorpada, em faixas com forte presença de metais e sopros, com arranjos de Marcio Arantes e Jacques Mathias. Mas também tem canção para dançar a dois, colado. É uma pista particular para todas as cabeças e gerações. Ao longo de onze faixas, Tulipa versa, como sempre fez, sobre o agora. E o agora de Tulipa Ruiz é atemporal.

Sobre Tulipa Ruiz – Nascida em Santos, criada na mineira São Lourenço e formada em Multimeios na PUC, de São Paulo, Tulipa Ruiz e o irmão, Gustavo, têm berço musical: o pai, Luiz Chagas, é guitarrista da vanguardista Isca de Polícia, banda que acompanhou Itamar Assumpção. As referências, entretanto, se espalham por Baby do Brasil, Zezé Motta, o grupo Rumo e as artistas internacionais e multimídias Meredith Monk e Yoko Ono, além de Joni Mitchell.

Ainda garota e já universitária, Tulipa teve algumas experiências musicais por hobby. O “valendo”, porém, veio só em 2009 quando a então redatora e ilustradora se assumiu como cantora e compositora. Os desenhos continuam presentes na carreira: em todos os encartes dos álbuns, em colaborações para o jornal Le Monde Diplomatique Brasil e na marca de roupas Brocal, que ela lançou em 2014 com sua empresária Heloisa Aidar e tem seus desenhos como matéria-prima para estampas.

 

Serviço:

6º JERI ECO CULTURAL

Data: Dia 30/10 (Sexta-feira) – OFICINAS DE HORTA SOLIDÁRIA E SABÃO ECOLÓGICO

Horário: De 8h às 12h e de 14h às 18h

Local: Espaço Multiuso

Entrada gratuita

 Dia 31/10(Sábado) – SHOW DE TULIPA RUIZ COM ABERTURA DA DUPLA LOCAL LUÃ E ZAQUEU

Horário: A partir das 20h

Local: Espaço Multiuso

Entrada gratuita

Realização: Instituto Vértice

Patrocínio: Governo do Estado do Ceará, Coca Cola e Expresso Guanabara, através da Lei Estadual de Apoio à Cultura e apoio da Prefeitura Municipal de Jijoca.

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *