DIY Jeans – 6 ideias para reaproveitar jeans antigos na casa!
15 de janeiro de 2019
Lenine faz apresentação gratuita no Festival Férias na PI
15 de janeiro de 2019

Violência Contra a Mulher – 5 apps gratuitos de denúncia para ajudar as mulheres

Você sabia que o Brasil está entre os países que mais mata mulheres por crimes de ódio fundamentado em gênero?Em média, 12 pessoas do sexo feminino são mortas diariamente. Na maioria dos casos, os crimes são cometidos por alguém que já é próximo a vítima, como o namorado ou o marido. Sendo uma das maiores justificativas de muitas mulheres não denunciarem as violências. Por essa razão, os aplicativos tornaram-se meios de denúncias e uma saída eficaz para mulheres que estão precisando de ajuda.

Portanto, que tal conferir cinco aplicativos para ter no celular desde já? Dá só uma olhada!

1. SOS Mulher

Um projeto do Ministério Público do Estado do Amapá, o SOS Mulher disponibiliza uma ferramente para registrar até cinco contatos de emergência para serem ativados por meio de mensagens automáticas. Além dessa função, o app tem um espaço para depoimentos pessoais como desabafos e textos empoderadores para vítimas, para que elas sempre denunciem os criminosos. Você pode encontrar o aplicativo em aparelhos iOS.

2.Salve Maria

Uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí, o objetivo do app é possibilitar que as mulheres enviem mensagens de denúncia anônimas. Segundo uma matéria do jornal Bom Dia Piauí, o “botão do pânico”, envia um alerta para a viatura de polícia mais próxima do local onde a vítima se encontra. De acordo com dados disponibilizados, durante março de 2017 e junho de 2018, foram registradas mais de 192 ocorrências, dentre elas, violências física e moral foram as mais denunciadas. O app pode ser encontrado na Apple Store e na Play Store.

3.Me Respeita!

Na biografia do aplicativo a mensagem disponível é: “Mais do que um aplicativo, queremos ser um auxílio no combate à violência contra a mulher”. Ou seja, você pode relatar um assédio e/ou cadastrar um contato de emergência para manter a segurança. Ao se cadastrar no aplicativo, é necessário colocar um nome e um contato de emergência, esse número será ativado sempre que for preciso ou quando for ativado pela usuária. Disponível para aparelhos Android.

4. SaiPraLá

A colunista da revista Capricho, Catharina Doria, criou esse aplicativo após ter passado por situações constrangedoras em locais públicos. “O intuito do SaiPraLá é mapear o assédio e atuar na prevenção dele, mostrar para as mulheres quais são os locais onde mais ocorrem assédios e pressionar os órgãos responsáveis pela nossa segurança para que tomem atitudes”, relata Catharina. Você pode baixar o app na Apple Store.

5. Mete A Colher

O Mete A Colher mostra dados de que a violência doméstica é a principal causa de mortes por feminicídio. Por isso, na plataforma é possível pedir socorro e denunciar anonimamente. Além disso, existe uma rede de apoio para aquelas que estão precisando de ajuda. Você pode encontrá-lo em aparelhos Android, mas logo logo, será possível baixá-lo em iOS também.

Que tal compartilhar essa matéria com as amigas, irmãs, tias e todas as mulheres que você conhece? Dessa forma você pode estar ajudando alguém que você menos imagina.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *