Dicas da Julia Doorman – 5 penteados sofisticados de fazer em casa e economizar dinheiro do salão
24 de janeiro de 2017
Dica do dia – Rasteira Espedito Seleiro para FARM!
25 de janeiro de 2017

Vitamina B12 – Conheça todos os benefícios e saiba onde encontrá-la

Como se sabe, o corpo humano precisa de diversos nutrientes para se manter saudável e funcional. Entre esses nutrientes estão as proteínas, os carboidratos, as fibras e as vitaminas, que são responsáveis por funções importantes no organismo e que estando em níveis abaixo do normal podem acabar gerando alguns problemas a longo prazo. Uma das vitaminas que desempenham um papel fundamental em variados processos no organismo é a B12, que ultimamente tem sido muito veiculada em mídias e redes sociais. Mas quais são os seus principais benefícios?

A vitamina B12 possui uma série de benefícios já comprovados de maneira científica. Para saber mais sobre essa substância, descobrir como obtê-la e ficar por dentro de sua importância para o organismo, o Pátio Hype listou algumas de suas particularidades.

♦ Formação do DNA

Uma pesquisa recente divulgada pelo Linus Pauling Institute of Oregon State Unisersity, dos Estados Unidos, demonstrou que a ingestão de vitamina B12 em níveis corretos reduziu o risco de quebras dos cromossomos, fazendo com que o DNA sofra menos danos, erros e quebras.

Para quem não sabe, os danos sofridos pelo DNA é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer. Portanto é possível, afirmar que essa vitamina é uma importante aliada na prevenção do câncer.

♦ Manutenção do sistema nervoso central

Sabia que sem essa vitamina a bainha de mielina – substância que recobre todos os nervos do organismo, como uma capa de proteção – sofre um desgaste que recebe o nome de desmielinização, levando a danos neurológicos irreversíveis à saúde? Pois é, a vitamina B12 é importantíssima para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso.

♦ Prevenir o surgimento da anemia megaloblástica

A anemia megaloblástica é caracterizada pelo tamanho anormal, além da imaturidade das hemácias, além da diminuição de leucócitos e plaquetas. Como a vitamina B12 é importante para a formação, integração e maturação das hemácias ela pode prevenir a anemia megaloblástica, além de manter o sistema imunológico funcionando de maneira correta e adequada, uma vez previne a diminuição de leucócitos, principais células de defesa do organismo.

♦ Aumenta a fertilidade

Agindo diretamente no DNA, juntamente com o ácido fólico, a vitamina B12 permite um aumento da fertilidade na mulher, auxiliando aquelas que têm pretensão de engravidar. Ela também ajuda no aumento da ovulação. Além disso, essa vitamina reduz consideravelmente as chances de um aborto espontâneo.

Segundo a nutricionista Patrícia Cruz, a deficiência de vitamina B12 traz uma série de problemas a curto e a longo prazo. A curto prazo ela pode apresentar perda de força muscular, fadiga, dores e tontura. Já a longo prazo, pode causar confusão mental, problemas na visão, hiperhomocisteínemia (um marcador que eleva o risco de problemas cardíacos) e anemia.

Nos casos de deficiências mais graves, pode levar a neuropatia, gerando até mesmo perda parcial ou total de movimentos.

→ Onde Encontrar vitamina B12

Embora a vitamina B12 tenha ganhado fama e notoriedade em mídias e também redes sociais, seus alimentos fontes são pouco divulgados. Entretanto, há uma série de alimentos que são ricos dessa substância, como esses que listamos a baixo:

– Fígado bovino;
– Atum;
– Arenque;
– Cordeiro;
– Queijo Emental;
– Salmão;
– Ovos;
– Carne suína;
– Leite;
– Iogurte.

Deu para notar que não faltam alimentos para você consumir e garantir uma boa quantidade de vitamina B12, não é mesmo? Porém, tem um detalhe: percebeu que não há vegetais inclusos nessa lista? Isso porque não existe vitamina B12 em alimentos de origem vegetal. Portanto, os veganos e os vegetarianos são grupos de que correm grande risco de desenvolver deficiências dessa vitamina.

Então, agora que você sabe tudo sobre a vitamina B12 é só cuidar da sua alimentação e prezar por escolhas corretas que sejam saudáveis e proveitosas.

Fotos: Reprodução. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *