Sabrina Sato sai da Band e vai para Record
9 de dezembro de 2013
Brasileiro de 11 anos expõe quadro no museu do Louvre
9 de dezembro de 2013

Muitos mitos e verdades que cercam a rede social mais famosa do mundo

Facebook Privacy

Antes de se tornar esse grande sucesso mundial, o Facebook tinha o intuito só de ser um meio de comunicação entre os alunos da Universidade de Harvard, onde foi criada por Mark Zuckerberg. Hoje a ferramenta de rede social se espalhou pelo mundo e possui aplicativos com os mais diversos assuntos e eventos, onde a pessoa pode convidar todos seus amigos para um determinado evento.

Existem também o Facebook especial para telefones celulares e smartphones, que facilitam a visualização e acessibilidade do usuários. Durante esses anos de vigência, muitos mitos e verdades giraram em torno do Facebook e nossa equipe do No Pátio pesquisou e trouxe para você algumas respostas das perguntas mais frequentes que nós encontramos:

1- Dá para saber quem viu meu perfil?
A resposta é não. Existem vários aplicativos que se dizem possíveis de descobrir quem visualizou sua conta no Facebook, mas nenhum deles funcionam de fato. Essa característica é própria do Orkut.

fa2

2- Dá para mudar a cor do Perfil?
Não. A única cor do Facebook é a azul e provavelmente sempre será essa cor. Os links que as pessoas publicam a frase “mudei a cor do meu Facebook” são imagens editadas no Photoshop e postadas automaticamente por aplicativos mal intencionado querem lhe distribuir vírus. Há uma extensão do Google Chrome que permite mudar algumas cores, mais isso só fica visível para você.

fa3

3- É possível saber quem me bloqueou?
Com aplicativos, não. Mas se você for esperto dá para descobrir só investigando. Em um navegador em que você não esteja conectado ao Facebook, faça uma busca no Google  no nome do seu amigo de Face. Assim que o achar clique. Abriu direitinho? Agora, repita o mesmo procedimento com sua conta do Face conectada. Se tiver recebido algum erro do tipo “Desculpe, esta página não está disponível”? Então, há reais chances de você ter sido bloqueado.

fa4

4- O Governo pode saber o que eu escrevo?
É ilegal, mas sim, há maneiras pra isso. A CIA, por exemplo, pode criar mecanismos para identificar quem fala de temas polêmicos, como terrorismo, por meio de tags, que palavras chaves. Exemplo que comprava a resposta dessa pergunta foi o caso recente da descoberta da espionagem Americana onde não só o Facebook como contas de emails foram fuçadas.

fa5

5- Quais as chances de meu perfil ser invadido?
De acordo com uma pesquisa lançada em 2011, mais de 600 mil perfis são invadidos por dia, 416 por minuto. O número representa cerca de 0,06% dos perfis no Facebook. A maior parte das invasões ocorre quando usuários caem em vírus, instalando aplicativos maliciosos colhendo todas suas as informações.

fa6

Então, deu para se ter uma ideia, que o Facebook pode ser um meio fácil de saber tudo sobre sua vida. A sugestão seria tomar mais cuidados com o que você expõe na rede e a conversa cara a cara é a maneira mais segura de se comunicar!

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *