Pink anuncia gravidez de forma absolutamente simples
14 de novembro de 2016
Agentes de Leitura do Ceará 2016
14 de novembro de 2016

Você já ouviu falar no “WhatsApp da terapia”? App serve para orientar pessoas com problemas emocionais

Quem nunca passou por uma situação difícil, ou esteve emocionalmente descontrolado, não faz ideia de quão pode ser desesperadoramente necessário falar com um profissional que é treinado para falar, discutir e ajudar – mesmo que isso seja as três horas da manhã. Entretanto, já imaginou como seria bom se você pudesse conversar com o seu psicólogo ao longo do mês apenas abrindo um aplicativo no seu smartphone?

Pois agora você pode! Isso porque dois brasileiros, Yonathan Yuri Faber e Renan Tupin, criaram o Fala Freud, que é um aplicativo que funciona como se fosse um WhatsApp voltado para a orientação psicológica.

O WhatsApp da terapia funciona com aprovação do Conselho Federal de Psicologia e após uma triagem inicial – que avalia se o usuário está apto para participar da plataforma ou se ele requer atendimento psicológico presencial ou intensivo -, o paciente pode se consultar com psicólogos por mensagens de texto, voz e vídeos.

whatsapp-da-terapia-3

Para isso, no entanto, é preciso pagar uma mensalidade de R$299,00. Metade desse valor fica com o psicólogo que presta o atendimento via aplicativo, enquanto o restante fica com a empresa dos brasileiros que inventaram o app.

→ Tudo é feito de forma muito séria

Semanalmente, os psicólogos precisam escrever relatórios sobre o progresso dos pacientes. Antes do início do atendimento, o psicólogo-chefe da plataforma faz uma triagem para identificar se a pessoa tem ou não perfil para ser atendida por meio do app.

Apesar do secesso do WhatsApp da terapia, a novidade anda dividindo opiniões no universo terapêutico. Enquanto alguns psicólogos defendem que o atendimento, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não irá substituir o da terapia presencial, há quem acredite que a fala ou a escrita não detecta emoções verdadeiras.

whatsapp-da-terapia-2

Para Faber, embora exista toda essa resistência por parte de alguns psicólogos, as gerações de profissionais mais jovens irão se adaptar bem ao atendimento via app. Ele cita o exemplo do bem-sucedido Talk Space, um aplicativo semelhante que oferece orientação psicológica a pacientes nos Estados Unidos.

O Fala Freud está disponível para smartphones Android e iPhones. O pagamento é realizado via cartão de crédito e todas as mensagens trocadas entre paciente e psicólogo são criptografadas para evitar problemas com vazamentos ou interceptação de dados — assim como acontece no WhatsApp.

Já pensou, poder consultar psicólogos em qualquer horário para solicitar informações e conselhos sobre situações e sentimentos que enfrenta?

Fotos: Reprodução. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *