Espetáculo “ABBA – The history” no Teatro RioMar Fortaleza
10 de março de 2015
Tamanho do pênis – Qual é a média mundial?
10 de março de 2015

Wishbone Design Studio – Transformando tapetes usados em bicicletas!

Pode parecer bastante inusitado, mas todo ano cerca de 5 bilhões de toneladas de tapete vão parar em aterros sanitários. Exatamente por serem fabricados a partir de uma vasta combinação de materias e por serem peças volumosas, os tapetes são produtos difíceis de reciclar ou reutilizar. Porém, um casal de neozelandeses está indo contra a maré e provando que é possível sim, não só reciclar tapetes como transformá-los em algo incrível: bicicletas infantis! Nào entendeu nada? Calma, a gente explica…

Jenny e Rich McIver são os proprietários da Wishbone Design Studio, uma empresa de design de produtos. Em meio as suas últimas experiências, eles conseguiram desenvolver juntos uma tecnologia de ponta, capaz de transformar tapetes velhos em tubos rígidos que, mais tarde, são utillizados na fabricação de bicicletas para os pequenos. E foi assim que nasceu a Bike Recycled Edition ( traduzindo para o português, Edição de Bicicletas Recicladas!). Foram necessários três longos anos de trabalho e o resultado é essa adorável bicicleta que, além de moderna e cheia de charme, é um grande exemplo de sustentabilidade, pois utiliza apenas materiais reciclados. O máximo, não é?

A “bicicleta reciclada” pode ser usada por crianças de várias idades, já que seu design se adapta a crianças de diferentes tamanhos, de 1 a 6 anos! Esse design ajustável também elimina a necessidade de comprar novas bicicletas, já que a mesma bike pode acompanhar seu pequeno dono por um bom tempo.

bicicleta reciclada no patio2

O quadro da bicicleta é feito com restos de nylon de tapetes e de vidro, combinação de materiais que garantem força e rigidez à estrutura. O vidro é adicionado ao processo de reciclagem junto com a fibra do tapete para fortalecer a estrutura parecida com plástico e ajudar a moldar uma bicicleta rígida. E pronto; Agora é só curtir a magrela ecológica!

A  bicicleta sustentável pode ser ajustada de três formas diferentes:
– Com três rodas (triciclo) e sem pedais, para crianças pequenas;
– Com duas rodas, para a criança muito pequena sentir como é um bicicleta de duas rodas e testar seu equilíbrio
– Com duas rodas com pedais, para os mais crescidinhos

E ainda existe uma outra opção com marchas, essa para os mais aventureiros e experientes, claro!

Por enquanto, a invenção não chegou ao mercado brasileiro. Nos Estados Unidos, o kit completo da Bike Recycled Edition  sai  por 229 dólares e pode ser personalizado com adesivos, através do site oficial ( clique aqui!) . Mas, se a criança já é maior, não há necessidade da terceira roda; aí, a bike ideal é a mais simples e mais barata: 199 dólares.

Um bom exemplo de como design e sustentabilidade podem se unir para fazer a alegria da criançada! E você? Compraria uma bicicleta assim para o seu filho? Conta pra gente o que acha da ideia!

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *