Trip Hype: 5 tours mal assombrados pelo mundo
23 de novembro de 2017
Casamento – 6 dicas para planejá-lo sem gastar muito!
23 de novembro de 2017

Você sabia que a capital cearense possui um Zoológico? O Parque Zoológico Municipal Sargento Prata fica localizado no bairro  Passaré e passou por uma grande reforma recentemente. E esta semana o zoológico de Fortaleza acaba de receber novos animais!  COs novos “moradores”são sete cutias, seis fêmeas e um macho, vindos do Zoológico São Francisco, que fica na cidade de Canindé. São aguardadas mais três cutias para próxima semana.

No Zoológico de Fortaleza, já há quatro cutias, que vivem em conjunto no mesmo recinto. Para receber os animais recém-chegados de Canindé, foi disponibilizado um novo local para que os bichos se adaptem ao novo ambiente, e futuramente, possa ser feito o reagrupamento dos animais.

A cutia é uma espécie de roedor de pequeno porte do gênero Dasyprocta, que mede entre 49 e 64 centímetros. São animais terrestres, com hábitos diurnos, na maioria das vezes, mas quando sentem a presença de algum predador, podem se esconder de dia e sair à noite. Alimentam-se de folhas, raízes, flores, fungos, sementes e, especialmente, de frutos.

“As cutias costumam enterrar alimentos (sementes). Esse hábito faz com que, em vida livre, esses roedores sejam considerados importantes dispersores de diferentes espécies vegetais, pois enterram o alimento, e muitas sementes acabam brotando”, explica a bióloga Andressa Fraga, chefe de núcleo do Zoológico.

Com a chegada desses novos animais, o Zoológico conta, agora, com cerca de 147 bichos de 45 espécies, entre mamíferos, répteis e aves, a maioria da fauna brasileira. Com uma área verde de aproximadamente quatro hectares, o equipamento pretende receber mais animais no decorrer dos anos. O superintendente da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), Régis Tavares, conta que a proposta é ampliar o plantel com novas espécies. “Enquanto houver espaço, pelo menos uma vez por ano, queremos apresentar novos amimais para estimular as pessoas a visitar o Zoológico de novo”, diz.

O Zoológico é mantido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), funciona de terça a domingo, das 9h às 16 horas, obedecendo às exigências da legislação vigente. A entrada é gratuita.

E aí? Que tal aproveitar a chegada do fim de semana e planejar uma visita ao zoológico com as crianças? Fica a dica!

 

Serviço:
Zoológico Municipal Sargento Prata
Endereço: Av. Prudente Brasil, 685 – Passaré
Funcionamento: terça-feira a domingo das 9h às 16h
Entrada gratuita

 Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *