10 alimentos que não devem ser guardados na geladeira

Comportamento|Gastronomia

Você sabe onde guardar certinho os alimentos para que eles durem e conservem suas propriedades por mais tempo? Geralmente as pessoas acham que tudo que se guarda na geladeira, vai ter uma durabilidade bem maior, mas nem sempre é assim.

Alguns alimentos, se guardados na geladeira, além de perderem suas propriedades, podem perder inclusive sabor. Assim como alguns alimentos devem ser guardados refrigerados, outros devem ser mantidos fora da geladeira, em lugares frescos.

Hoje nós vamos trazer uma lista de 10 alimentos que não devem ser guardados na geladeira, veja quais são eles:

foradageladeira_nopatio3

Tomate – A refrigeração faz com ela se deteriore mais rapidamente e perca seu sabor e seu aroma natural, além de deixá-lo mais farinheto. Tomates devem ser colocados na fruteira, e de preferência, com a cabeça para baixo.

Mel – Na geladeira, o mel endurece e cristaliza facilmente. O ideal é mantê-lo em um lugar arejado. Não se preocupe com sua durabilidade, pois o mel é um alimento natural e não estraga com muita facilidade.

foradageladeira_nopatio1

Batata – Não importa qual o tipo da sua batata, ela não deve ser guardada na geladeira, pois lá o amido presente no alimento se transforma em açúcar, além de alterar seu sabor e textura quando cozidas. Guarde suas batatas em lugar arejado, e se quiser aumentar ainda mais sua vida útil, você deverá armazená-las em um saco de papel.

Manjericão – Na geladeira ele murcha com muita facilidade e ainda pode absorver odores de outros alimentos. O certo é cortar seus galhos em diagonal e conservá-los em um copo com água (troque a cada dia ou dois), longe do sol. Para que ele dure ainda mais, envolva-o em um plástico para mantê-lo úmido.

foradageladeira_nopatio2

Óleo e azeite – Ficam espessos e escuros quando armazenados no refrigerador. Além disso, o frio também pode alterar seu sabor. O ideal é guardá-los em local mais escuro, com temperatura amena.

Pimenta em conserva – Normalmente ela é conservada em vinagre e azeite, isso a mantém por até três anos sem a necessidade de ir para geladeira. Sua pimenta pode ficar na bancada da cozinha que não vai correr o risco de estragar tão rápido.

foradageladeira_nopatio5

Pão – Guardar o pão na geladeira pode até fazer com que ele dure mais, mas isso vai deixá-lo duro e bastante ressecado. Armazene seu pão em local fresco e arejado, se não for consumir em poucos dias, guarde-o no congelador.

Cebola – A cebola precisa de ventilação, por isso ela deve ser armazenada em local fresco e arejado. A umidade faz com que as cebolas amoleçam, mofem e estraguem mais rapidamente. Depois de descascada e cortada ela poderá ser colocada na geladeira, mas dentro de um recipiente fechado. E mais um detalhe importante: deixe-as longe das batatas, caso contrário elas irão apodrecer mais rapidamente.

foradageladeira_nopatio4

Alho – Em um lugar fresco e seco o alho pode durar até dois meses, já na geladeira ele vai mofar, ficar borrachento e até brotar.

Algumas frutas – Se ainda estiverem verde, frutas como abacate, abacaxi, banana, manga, kiwi, pêssego, ameixa, damasco, melão e melancia não devem ser armazenados na geladeira, pois as baixas temperaturas impedem que elas amadureçam por completo. Isso irá deixar a polpa das frutas pastosa. No caso do melão e da melancia, guardadas fora da geladeira elas irão manter os níveis de antioxidantes intactos. Após maduras ou cortadas todas elas devem ser guardadas na geladeira.

O ideal é que você procure separar um espaço arejado, mas longe do sol, na sua cozinha para guardar estes, e outros, alimentos que não podem ir diretamente para a geladeira.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter