Em 23 de março de 2012, nosso querido Chico Anysio partiu deste mundo. Cearense, nascido em Maranguape, Chico fez sucesso no Brasil inteiro como humorista, mas ele era também ator, comentarista, compositor, diretor de cinema, escritor, pintor, radialista e roteirista, ufa! Ele era também conhecido por ser “um homem de mil faces”. Isso porque, claro, ele tinha uma capacidade incrível de criar novos personagens, foram mais de 200 e todos sempre muito engraçados.
Nomes icônicos como Professor Raimundo, Nazareno ou Painho fizeram milhares de brasileiros chorarem de tanto rir em programas como A Escolinha do Professor Raimundo, Chico City e Chico Total. E para prestar nossa homenagem a tão querido filho de nossa terrinha, vem conferir com a gente alguns desses personagens tão marcantes na televisão e no teatro brasileiros:
Alberto Roberto, o conquistador de Chico Anysio
O clássico personagem é dono de um talk-show e tem uma estima para lá de elevada. Para quem não lembra, ele sempre dizia ser um “símbolo sescual” e protagonizava as mais divertidas entrevistas.
Baiano
Não precisa nem dizer que o personagem foi claramente inspirado em Caetano Veloso, não é mesmo? Outro personagem marcante do humorista que deixou saudades…
Bento Carneiro
O vampiro com sotaque caipira que diz ser “aquele que vem do aquém do além, adonde que véve os mortos” conquistou fãs em todo o Brasil. E, de longe, é um dos personagens mais lembrados do humorista.
Cascata
O bordão do pai coruja que sempre tenta justificar os erros de seu filho, Cascatinha pegou. E quem cresceu durante os anos 1980 pode confirmar: por todos os lados, sempre se ouvia alguém dizer “Meu garoto” e, por outro lado, alguém sempre respondia “Meu pai-pai”.
JoVem
O nome do personagem de Chico Anysio vem de Jovelino Venceslau – por isso JoVem. Era um adolescente rebelde que vivia em crises com sua mãe também é outro personagem clássico do cearense…
Justo Veríssimo
Se você acha que Caco Antibes é o único personagem da comédia a detestar pobre, precisamos dizer que você está muito enganado. Muito antes dele, o Brasil já caía na risada com Justo,é um político corrupto que tinha como bordão dizer que tinha “ojeriza de pobre”.
Primo Rico
Esse personagem não foi inventado por Chico, mas fez muito sucesso também com ele. Fazendo dupla com o Primo Pobre – que mostrava as agruras de não ter dinheiro, o personagem mostrava como era a vida de rico. E vivia a oferecer ajuda, mas nunca tinha tempo de ajudar.
Bom, seria quase impossível colocar todos os personagens criados pelo humorista, afinal, como falamos antes, foram mais de 200, todos para lá de divertidos. Ai, agora bateu a saudade…
Fotos e vídeos: Reprodução