10 anos do Teatro Antonieta Noronha

Agenda Cultural|Cultura|Teatro

Teatro-Antonieta-Noronha

Em maio, o Teatro Antonieta Noronha completa uma década de história e para celebrar o marco, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Cultura, preparou uma programação especial, com espetáculos de teatro, dança, música, dentre outros. A série de atividades têm início na segunda-feira (26) data do aniversário do equipamento, e segue até do dia 31.

Abrindo a semana de comemorações, no dia 26, às 19 horas, o ator, diretor, professor e pesquisador em artes cênicas, Ricardo Guilherme, irá apresentar a aula-espetáculo “A Atriz Proletária”, que aborda os 50 anos (celebrados em 2013) da atriz cearense Antonieta Noronha. No texto, Ricardo a define como uma operária, uma artesã, uma trabalhadora braçal e servidora da cena teatral. O espetáculo presta homenagem à atriz e à sua versatilidade, seja interpretando comédias, dramas ou tragédias, papéis de pequena ou grande repercussão.

Na terça-feira (27), as atividades têm início às 9h30min, com o espetáculo de mamulengo, voltado para ao público infantil,“A bruxa Catifunda”, do Grupo Formosura. Pela tarde, às 15 horas, o grupo de teatro do CUCA Barra apresenta o espetáculo “Chico da Silva”, que traça uma trajetória poética do pintor Chico da Silva, desde sua chegada em Fortaleza até sua morte. Às 19 horas, tem “Quando as Rosas Amarelas se Tornam Marrons”, do diretor do Teatro Antonieta Noronha, Walden Luiz.

A programação da quarta-feira (28) será às 19 horas, quando o público poderá conferir edição especial do projeto Sala de Ensaio, que recebe o espetáculo de dança “Casa” , de Angela Souza e Andréia Sales. Na quinta (29), a Cia. Palmas Produções apresenta, às 9h30min, “A Turma do Chaves num Sonho de Criança”, e, às 15 horas, os alunos do Projeto Experimental em Música do CUCA Barra apresentam “Projeto experimental Rock”.

Os espetáculos seguem na sexta-feira (30), às 15 horas, com a peça de teatro ritual musicado, norteada pelo estudo do mito do deus grego Dioníso, “Um gole Divino”, do Grupo de Teatro Caravana Tragos. Às 19 horas, haverá programação da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, do Curso de Realização em Audiovisual – Ateliê Imagem e Cidade, com exibição dos vídeos: “O Pôr do Sol existe”; “Celina”; “Feira” e “Mutação”. Após a exibição, haverá debate com os alunos realizadores e Felipe Ribeiro, artista visual, professor da UFRJ, bem como professor e colaborador da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes.

Encerrando a programação especial de 10 anos do Teatro, no sábado (31), às 17 horas, haverá apresentação dos espetáculos de dança do Programa Escola Pública de Dança da Vila das Artes: “Cravinhos Dançam Rosas”, alunos do Curso de Formação Básica; “O Bosque”, de Carolina Weihoff; e “Auto-matismos” – de Victor MacDowell, do Ateliê de Composição Coreográfica.

Retorno do Sala de Ensaio

A partir deste mês de maio, o projeto Sala de Ensaio retorna à programação do Teatro Antonieta Noronha. De caráter formativo, a atividade é um espaço para que grupos e companhias de artes cênicas possam mostrar seus processos de trabalho (seja montagem, iluminação, direção de arte etc.) em ensaios abertos ao público geral e a estudantes de artes cênicas.

Nesse mês, a programação recebe o espetáculo de dança “A Casa” , de Angela Souza e Andréia Sales.

Serviço:
Aniversário de 10 anos do Teatro Antonieta Noronha
Data: 26 a 31 de maio
Local: Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro.
Outras informações: (85) 3105-1386.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter