Economia – Hábitos simples para economizar no final do mês!
6 de setembro de 2021
bastidores de La Casa de Papel
Curiosidades sobre os bastidores de La Casa de Papel
8 de setembro de 2021

10 clipes polêmicos dos anos 2000, mas que ainda hoje são icônicos

clipes polêmicos

Desde os seus primórdios nos anos 1960 até hoje em dia, os videoclipes são de grande importância para a indústria musical. Isso porque eles são uma forma de passar a mensagem da música em imagens e trazer o público ainda mais para dentro do universo dos artistas. Muitos se tornam verdadeiras obras de arte, praticamente curta-metragens, de tão bons. Já outros são massacrados pela crítica e pelo público. E nos anos 2000, assim como a produção musical em si, uma coisa que muitos videoclipes tinham em comum era o gosto duvidoso. Então hoje vamos relembrar alguns clipes polêmicos dos anos 2000, que causaram na televisão e na internet, mas que ainda hoje são considerados icônicos por muita gente. Partiu sessão nostalgia?

10 – Dirrty – Christina Aguilera

Se no final dos anos 1990 o jeito de boa moça era o que fazia sucesso, na virada do milênio isso mudou completamente. E Christina Aguilera e Britney Spears que o digam! Em Dirrty, Christina está basicamente participando de uma “orgia pós-apocalíptica”. Isso nas palavras da própria cantora! A imagem de garota comportada foi para o espaço e o clipe ganhou o título de “Clipe mais chocante lançado por uma mulher” segundo a VH1. A polêmica em torno do vídeo engrossou ainda mais quando fãs de Britney acusaram Christina de estar seguindo os passos da “rival” e sensualizando mais.

09 – Kelly Key – Baba

Tem vídeo brasileiro entre os clipes polêmicos dos anos 2000, viu? Aqui não apenas a temática foi considerada estranha – um professor que se apaixona por uma aluna – mas a própria música, a cantora, o figurino, maquiagem, tudo. A música de Kelly Key foi um sucesso absoluto no Brasil e a cantora viva nos programas de auditório, mas seu primeiro clipe realmente não foi seu ponto mais alto da carreira.

08 – t.A.T.u – Beliy Plaschik

Os dois primeiros hits da dupla russa, All The Things She Said e All About Us chegaram polemizando ao dar a entender que se tratava de uma dupla lésbica. Mas não demorou para o público descobrir que o namoro das duas era falso – e inclusive, que uma delas era hétero. Então elas resolveram polemizar de outra forma: aparecendo quase nuas em um clipe chocante, com direito ao fuzilamento de uma mulher grávida. No fim das contas o clipe foi censurado e a versão original aparece apenas no DVD da dupla.

07 – Robbie Williamns – Rocky DJ

A música poderia ser só mais um pop de verão do cantor Robbie Williamns, mas ele foi além e definitivamente conquistou sua vaga na lista dos clipes polêmicos dos anos 2000. Isso porque aqui vemos Robbie tentando seduzir um DJ fazendo uma espécie de striptease para ele. Até aqui tudo bem, mas quando acabam as roupas, Robie começa a tirar a própria pele, depois os músculos, até ficar apenas o esqueleto. Apenas bizarro… Vale lembrar que apenas uma versão editada acabou sendo liberada para exibição na TV.

6 – Sandy & Jr. – Love Never Fails

A tentativa da dupla de deslanchar no mercado internacional acabou trazendo Sandy & Jr para a lista também. Não que o clipe seja ruim ou absurdo, mas o público na época não entendeu bem a proposta. A música era em inglês e não combinava em nada com a estética do vídeo, que copiava descaradamente os videoclipes norte-americanos. As dancinhas, o grupo de amigos no alto do prédio ao pôs do sol e a mistura de câmera lenta com normal simplesmente fizeram com que o público fizesse piada do vídeo que em nada refletia a história recheada de clipes de sucesso que a dupla tinha até então.

5 – Mariah Carey – Obsessed

Ao longo dos anos 2000 houve uma briga pública entre Mariah Carey e o rapper Eminem. Isso porque ele alegava para quem quisesse ouvir que tinha tido um caso com a cantora – que negava tudo. Cansada dessa história, ela fez um clipe no qual um sósia de Eminem aparece como um stalker da cantora. Ao longo de todo o vídeo, é como se ele ficasse perseguindo Mariah. E, ao final, ela o mata atropelado.

4 – Wanessa Camargo – Amor Amor

Outro dos clipes polêmicos dos anos 2000 que ganhou o título mais por querer copiar algo de fora do que pelo conteúdo em si foi esse. Wanessa também quis entrar na onda do “não sou mais a boa moça do papai” que fez sucesso nos EUA e quis sensualizar no vídeo. Porém o público não entendeu bem a proposta dela dançando – e muito bem! – sozinha em um teatro vazio ao longo de todo o vídeo com um figurino saído do guarda roupa de Christina ou Britney na época. Infelizmente a recepção não foi boa, mas ainda hoje o vídeo é considerado um marco na carreira da cantora.

3 – Lady Gaga – Alejandro

Lady Gaga é praticamente sinônimo de clipe polêmico, certo? Mas nenhum foi tão além como Alejandro. Isso porque ele mistura símbolos religiosos e sexuais de uma forma que incomodou muita gente na época em que ele foi lançado. Cruzes invertidas, cenas que remetem a encenação de sexo, a cantora ingerindo um crucifixo… As interpretações para isso foram várias, e por mais que o diretor tentasse explicar que na verdade ele retratava a luta entre o bem e o mal dentro da cantora, o público entendeu tudo, menos isso…

2 – Marilyn Manson – (s)AINT

Assim como Gaga, Marilyn Manson também é conhecido por sempre causar polêmica em seus clipes. Pois bem, aqui não foi diferente, principalmente porque podemos resumi-lo em: sexo, drogas, religião, automutilação e outras bizarrices. Nem precisamos dizer mais nada, certo?

1 – Toxic – Britney Spears

Assim como Christina, Britney também teve seu momento “menina má” e não em apenas um, mas em vários clipes que sucederam sua carreira ao longo dos anos 2000 e 2010. Toxic foi um grande hit dela, mas curiosamente su clipe não bombou o quanto poderia na época justamente por seu teor sexual. Nele, a cantora aparecia coberta apenas por diamantes em um de seus looks mais icônicos. Mas isso fez com que a própria MTX aplicasse uma espécie de censura, exibindo-o apenas no horário noturno.

Então, ao mesmo tempo que a gente suspira de saudade a gente lembra da polêmica que esses clipes causaram, hein?

Fotos e vídeos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *