Quem tem um negócio – seja ele micro, pequeno ou mesmo um empreendimento individual – tem que ficar atento sempre ao atendimento. Afinal, um bom atendimento é fundamental para várias coisas, mas, acima de tudo, fidelizar o cliente. De acordo com material desenvolvido pelo Sebrae, “O consumidor nunca deve sair da empresa com a impressão de que foi mal atendido. Isso porque uma pessoa pode contar sua experiência negativa (ou positiva) a diversas outras, que contarão a outras, e assim por diante. Todo cliente exige um tratamento diferenciado, pois cada um tem necessidades diferentes. O importante é fazê-lo se sentir especial.”
Então, para ajudar aqueles que querem atender cada vez melhor seus cliente, separamos 10 dicas do Sebrae para atender sempre bem.
Não é bom sermos sempre recebidos com um sorriso? Então, esse é um modo de nos mostrarmos agradáveis e receptivos, o que facilita o contato com o cliente. Se possível, chame-o pelo nome, procurando pronunciá-lo corretamente.
Nunca deixe um cliente ou fornecedor esperando, principalmente por algo que não o diz respeito. Para quem espera, um minuto torna-se uma eternidade. Lembre-se que tem gente que espera um minutinho, mas reclama falando que esperou dez. Seja educado, faça um atendimento prévio e isso fará a pessoa esperar com mais calma.
Faça com que ele se sinta querido, bem-vindo. Trate-o como alguém muito importante para a empresa. Comentários agradáveis valorizam a relação, mas nunca fale além do necessário, dê tempo para que ele explique o que deseja.
Muitas vezes o cliente fica inibido diante do funcionário, por isso, deixe o consumidor à vontade e lhe preste um atendimento eficiente, orientando-o em sua compra de maneira clara e educada. mas cuidado: nada de pressioná-lo caso ele esteja “só olhando”.
Se você sabe cada termo técnico daquilo que oferece, é ótimo, mas evite utilizar conhecimentos demasiadamente aprofundados com clientes, ou ele pode ficar confuso! Atenda de forma simples e seja o mais direto possível. Nem todo mundo é obrigado a entender de tudo.
Diante de um cliente autoritário, que acha que é dono da verdade, tente usar de sua habilidade para atendê-lo da melhor forma e para contornar qualquer mal entendido. Caso perceba que uma determinada situação pode piorar, procure ajuda de seu supervisor ou gerente.
Expressões negativas tendem a criar um clima negativo. O ideal é evitar expressões como: “não pode”, “está errado”, “não deve”. Tente encontrar uma forma mais adequada de explicar qualquer tipo de impossibilidade ou ofereça outras soluções.
Nas informações prestadas ao cliente, a verdade é extremamente importante. Mesmo sendo desagradável, é preferível assumir uma falha, a passar ao cliente a impressão de que esconde informações ou omite problemas.
Fique atento a qualquer reclamação, queixa ou sugestão vinda do cliente e encaminhe-as ao superior imediato para verificação.
Lembre-se de que sua imagem corresponde à da empresa. Cuide de sua aparência e vestuário, para que esteja sempre apresentável, mantendo-o limpo e bem cuidado, e do seu material de trabalho, mantendo-o organizado. Use palavras cordiais e dê informações corretas.
Imagens: Reprodução/Sebrae