Muita gente acha que para ter sucesso na vida, basta ter talento. É inquestionável que talento é algo imprescindível na busca por ser um músico de sucesso, mas tem outras coisas que são igualmente importantes. Começa a ficar distante o tempo em que ser músico limitava-se a saber tocar um instrumento.
Quem é músico e quer sobreviver, ser reconhecido e crescer nessa arte, já percebeu a importância de garantir algo mais, ou seja, ser o gestor da própria carreira musical. E ter espírito empreendedor é, sem dúvidas, algo a cada dia mais importante.
Esse é um mercado amplo, diversificado e em constante transformação. Nos últimos anos, surgiram novas oportunidades e políticas públicas que apoiam e estimulam os profissionais da música no Brasil. Há muitas escolas dedicadas à formação desse segmento, porém, o empreendedorismo ainda é um desafio para a maioria dos artistas. Pensando nisso, o Sebrae preparou uma lista com dez dicas bem bacanas para quem quer empreender nesse meio e se tornar um músico de sucesso. Unindo talento e empreendedorismo, é possível chegar cada vez mais longe! Confere só:
1 -) Planejar e controlar os resultados de sua arte;
2 -) Consolide sua carreira musical;
3 -) Fique por dentro do IRSC;
4 -) Proteja a sua obra musical;
5 -) Vença a pirataria;
6 -) Crie Novos Modelos de negócios e práticas para o seu mercado;
7 -) Participe dos eventos que o mercado oferece;
8 -) Saiba como buscar patrocínios;
9 -) Aprenda a prestar contas de projetos culturais;
10 -) Fique atento às novidades do setor.
Para ajudar ainda mais a quem quer se tornar um músico de sucesso, o Sebrae preparou uma cartilha com várias informações e dicas. Você pode acessar o material clicando AQUI.
Fotos: Reprodução