Receita do dia – Mil folhas de batata com bacalhau
17 de junho de 2021
Luciano Huck confirma que vai assumir Domingão na Globo
17 de junho de 2021
frases homofóbicas

Estamos em pleno mês do Orgulho LGBTQIA+, mas infelizmetne não há muito o que comemorar ainda. Afinal, o Brasil ainda é um dos países que mais mata integrantes da comunidade LGBTQI+ no mundo. Isso porque é um dos países que tem os preconceitos mais enraizados nas mais diferentes camadas sociais. Às vezes é um preconceito tão estrutural que tem gente que acha que não está sendo preconceituoso, quando na verdade, está sim. E não adianta dizer “ah, não tenho nada contra gays, mas…”, pois esse “mas” já carrega em si vários preconceitos. Então, para ajudar nessa luta, trouxemos aqui hoje algumas frases homofóbicas que deviam sair do vocabulário de todo mundo! Confere só:

“Mas que desperdício!”

Eis uma das frases homofóbicas mais ouvidas. Na verdade, LGBTfóbicas, já basicamente muita gente que é da comunidade já ouviu algo do tipo. Geralmente ela é dita quando alguém descobre que uma pessoa muito atraente é LGBTQI+. Mas gente, desperdício por que? Por não atender às expectativas de quem fala? Falas desse tipo colocam a heteronormatividade como algo superior e que, qualquer coisa fora disso, está se perdendo.

“Tudo bem você ser gay, mas não precisa dar pinta!”

No fundo, essa frase é só uma repaginada do bom e velho “eu não tenho nada contra gay, mas…”. Afinal, qual o problema em dar pinta, gente? Cada pessoa deve se comportar da maneira que lhe faz feliz – desde que isso não interfira na liberdade das outras pessoas. E ser afeminado, masculina, dar pinta e tudo o mais só diz respeito a quem é afeminado, masculina, dá pinta e tudo o mais.

“Mas você não tem cara de que é gay/lésbica/trans/bi…”

frases homofóbicas

E desde quando sexualidade tem cara? Afinal, o que se passa no coração e na intimidade de uma pessoa só diz respeito a ela e não precisa estar tatuado no rosto, não é mesmo?

“E quem é o homem desse relacionamento?”

frases homofóbicas

Vem cá, precisa mesmo fazer esse tipo de pergunta? Em uma relação homoafetiva entre homens, os dois são homens. E se for entre mulheres, as duas são mulheres. Não há a menor necessidade de se ter, obrigatoriamente, uma figura masculina e outra feminina para se formar um relacionamento, ok?

“Você está parecendo um travesti!/Que voz de traveco!”

frases homofóbicas

Frases assim estão no topo das frases homofóbicas mais doloridas que podem existir. Principalmente porque, na maioria das vezes, ela é usada de forma pejorativa. Também tem o fato de que ser travesti não é, de forma alguma, algo ruim, uma forma de xingamento. A vulnerabilidade das pessoas trans, mesmo dentro da comunidade, é imensa. O Brasil é o país que mais mata travestis no mundo, então, diante de dados assim, “brincar” ou xingar alguém chamando-a de travesti só expõe seu grau de preconceito.

“Opção sexual”

Você opta pela roupa que vai usar, a marca do seu telefone, que comida vai comer e por aí vai. Isso porque “opção” implica uma escolha, certo? Então “opção sexual” é uma expressão completamente errada, uma vez que você não escolhe por quem vai se apaixonar. O termo correto é orientação sexual.

“Você só é gay/lésbica porque nunca conheceu o/a mulher/cara certa/certo.”

Se uma pessoa hétero diz isso, então quer dizer que ela não é gay porque ainda não conheceu outra pessoa certa também? Fica o questionamento…

“É bi porque não sabe o que quer…”

frases homofóbicas

Outra das frases homofóbicas mais comuns é essa. Muita gente acha que pessoas bissexuais são ou “gays enrustidos” ou então não sabem o que querem. Mas não é nada disso. Quem é bi já teve experiências com ambos os gêneros e gostou dos dois. E simplesmente entendeu que não precisa escolher um só para ser feliz. Sem dúvidas, sem ficar em cima do muro, nada. Pessoas bi tem sim, certeza do sua orientação sexual.

“Ah, mas agora todo mundo é gay/lésbica/bi…”

Sim, as pessoas estão mudando suas orientações só porque está na moda, né? Claro que não! O que acontece é que hoje em dia mais pessoas se sentem confortáveis em explorarem sua sexualidade a fim de entender as opções existentes e descobrir qual a que lhe faz mais feliz. Afinal, o que cada um faz na intimidade ou com quem se relaciona só interessa a quem está no relacionamento!

“Ah, mas no meu tempo não tinha isso…”

frases homofóbicas

Sim, no seu tempo quem era LGBTQIA+ era marginalizado, ainda mais do que hoje em dia. Se em pleno 2021 o Brasil ainda é campeão de crimes de homofobia, imagina no “seu tempo”? E assim como falamos no item anterior, hoje em dia as conversas sobre sexualidade estão mais abertas, e mais pessoas se sentem confortáveis em mostrar publicamente quem elas realmente são.

Existem várias outras frases homofóbicas, claro, mas infelizmente não temos espaço para colocar todas aqui. Mas nem por isso elas são permitidas, assim como nenhum outro tipo de ataque e preconceito. Fizemos aqui também um apanhado de expressões racistas e preconceituosas em geral que devem ser banidas do vocabulário de qualquer um. Chega de preconceito!

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *