Os museus desempenham um importante papel social e de difusão cultural. Proporcionando trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências, esses equipamentos contribuem para a educação história e dinamização da cadeia produtiva da cultura de modo sustentável. E, para incentivar e valorizar esses locais, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), realiza mais uma Primavera dos Museus! Ate o dia 25 de setembro, próximo domingo, acontece a 10ª edição da inciativa em 750 instituições de todo o país, trazendo o tema “Museus, Memórias e Economia da Cultura”.
Ao todo, a ação vai promover mais de 2.000 eventos em 364 cidades, que vão desde mostras e oficinas, a visitas monitoradas, debates e apresentações musicais. Na capital cearense, os equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Sobrado Dr José Lourenço, o Museu do Ceará e o Arquivo Público, integram a programação levando ao público exposições, debates, ações educativas, além de performances, apresentação de pesquisas e oficinas gratuitas.
Além da programação nos museus, durante todo o mês de Setembro, o Arquivo Público mantém parceria com o Museu do Ceará, para a realização da Exposição “Memórias Reveladas: As Lutas Políticas no Ceará (1964-1985)”. A mostra de arte histórica, apresenta várias fotos e documentos deste período em um verdadeiro resgate da história local. A atividade leva o apoio da Coordenadoria Especial dos Direitos Humanos do Ceará e pode ser conferida das 9h às 16h, no Museu do Ceará.
A Primavera dos Museus possui como objetivo, dessa forma, a divulgação dos museus brasileiros, o incentivo à sua visitação, à democratização de seu acesso, à ampliação de sua visibilidade e à maior aproximação com a comunidade local. Por isso, vale incluir a visitação na sua agenda cultural. Lembrando que as atividades dessa 10ª edição são abertas ao público e a programação detalhada já está disponível no site do IBRAM, pelo link.
Fotos: Reprodução