O Theatro José de Alencar (TJA) chega aos 111 anos celebrando com seus amigos, parceiros, frequentadores e, agora, internautas, no próximo dia 17, de forma online, porém não menos afetuosa e recheada de atrações. Com transmissão pelo canal do YouTube do equipamento, fato este em decorrência da pandemia de Covid-19, a programação especial inicia às 18h com a aula-espetáculo de Ricardo Guilherme intitulada “POIS ZÉ”, que coloca o TJA como um espaço convergente de políticas públicas no campo da Cultura.
Na sequência, às 19h, a Festa Online dos 30 anos do CPBT contará com a apresentação de Juliana Veras, ex-aluna e atual professora do Curso Princípios Básicos de Teatro, e iniciará com as falas de acolhida de Joca Andrade e Neidinha Castelo Branco, também professores do curso, bem como a exibição de vídeos dos ex-professores Paulo Ess e Oswald Barroso, e de várias pessoas saudando os 30 anos do CPBT.
Produções de alunos do 2º módulo da Turma 2021 dos três turnos do CPBT também serão exibidas: do turno Manhã, Nágilo Menezes irá apresentar “O Martelo do Poder”, a partir da obra “A Exceção e a Regra”, de Bertolt Brecht. Do turno Tarde, será exibido o vídeo “Maria-do-Burro”, de Ris Marquez, a partir da obra “O Pagador de Promessas”, de Dias Gomes. Por fim, o vídeo “Aves da Noite” será exibido pelo turno Noite, sendo uma adaptação de obra homônima da renomada escritora paulista Hilda Hilst.
A parte final da programação de 30 anos do CPBT/ 111 anos do TJA – que também integra o projeto “Theatro de Portas Abertas Virtual” – será em clima de festa total. Com Juliana Veras passando o comando da apresentação para Iara Canta (ex-aluna e monitora do CPBT), os destaques serão as apresentações musicais de artistas locais que também foram alunos do Princípios Básicos de Teatro: Bárbara Sena, Graça Olliver, Tatiana Freitas e Daniel Medina; Iara Canta encerrará a festa.
Fotos: Reprodução / Fonte: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará