Prazo para inscrições no FIES termina hoje

Acontece|Brasil|Educação
Graças a vários programas criados pelo governo cursar uma boa faculdade ou universidade não é mais tão difícil como na época de nossos pais. Um deles é o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), uma das três principais iniciativas do governo federal na gestão do ensino superior. Enquanto o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) seleciona para vagas em universidades públicas e o Prouni (Programa Universidade para Todos) concede bolsas em instituições particulares, o FIES oferece contratos de financiamento com foco em alunos de baixa renda.
Para quem tem interesse em aderir ao programa é bom se apressar, pois as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil do segundo semestre de 2016 encerram-se hoje. Os cadastros devem ser feitos pela Internet, até as 23h59 desta quarta-feira.

→ Novas regras
Nesta edição do FIES, o critério de renda familiar bruta para participação será diferente. Ao invés de dois salários mínimos mensais por pessoa, o aluno poderá apresentar até três salários mínimos. O estudante também deverá ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e ter obtido uma média mínima de 450 pontos nas provas objetivas, além de nota maior que zero na redação.
→ Crescimento dos gastos
No ano passado, o Ministério da Educação anunciou mudanças nas regras do financiamento apontando que gastos com o programa foram multiplicados. Entre 2010 e 2014, segundo o MEC, o número de novos contratos cresceu quase dez vezes, de 76,2 mil para 731,3 mil. No fim de 2014, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) registrava 1,9 milhão de contratos de financiamento estudantil.
FIES 3
Desde o dia 22 de junho os alunos já podem consultar as 75 mil vagas disponíveis em instituições particulares de ensino superior em todo o País. Os nomes dos candidatos pré-selecionados serão divulgados no dia 30 de junho. Após a aprovação, os alunos terão cinco dias úteis, contando a partir de 1º de julho, para finalizar sua inscrição. Entre oito de julho e oito de agosto acontecerão as convocações da lista de espera.
Para saber mais sobre o FIES, acesse o site oficial.
Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter