Seminário Sobral de Futuro reúne reúne mais de 300 pessoas para construir plano de visão

Acontece|Atualidades|Sobral

O projeto Sobral de Futuro movimentou o município nos 21 e 22 de julho. Reunindo mais de 300 pessoas, o evento abordou o conceito de cidades criativas, desenvolvimento econômico e urbanização sustentável, novas abordagens para a integração social e contenção da violência, revitalização do ecossistema hídrico da região e desenvolvimento e governança.

O objetivo foi avançar na construção do Plano de Visão, com base nas mais de 800 contribuições com sonhos e desejos da população, enviadas através do site e redes sociais, e ideias apresentadas por mais 1.390 pessoas durante as 36 reuniões do projeto.

Na abertura do evento, o prefeito de Sobral, Veveu Arruda destacou a importância do planejamento para o desenvolvimento da cidade, que tem assegurado as conquistas atuais – como ter a melhor rede de educação do Brasil, para continuar avançando.

“Não se trata de um plano de governo, mas um planejamento para o município de Sobral, suprapartidário, com ideias diversas, juntando talentos e parceiros importantes para que possamos pensar estrategicamente o futuro do nosso município, numa visão de futuro para os próximos 30 anos, com tarefas do setor público, privado e sociedade civil. Queremos promover uma nova atitude cidadã do sobralense com o sentido de responsabilidade política de ser protagonista das mudanças que deseja, explicou o prefeito.

Sobral de Futuro 2

O responsável pelos programas Inovação na Política e Cidades e Territórios, do Instituto Arapyaú, Alexandre Schneider disse na ocasião que Sobral já é exemplo para muitas coisas, e afirmou ter certeza que o município vai dar mais um exemplo para o País, como construir no poder público e sociedade civil um plano para 30 anos e transformar esse plano em realidade.

“Para transformar o plano em realidade é preciso que a comunidade participe e seja dona do plano, como ela é dona da cidade,” afirmou Alexandre Schneider.

O projeto Sobral de Futuro visa definir, através da construção participativa, propostas capazes de intensificar os avanços conquistados em áreas cruciais como educação, saúde e renda, e promover o desenvolvimento sustentável da cidade.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter