Uma maratona de atividades culturais e artísticas vai tomar conta de Fortaleza nesse fim de semana! Além da agenda cultural nos equipamentos que já falamos por aqui, a capital cearense também vai receber mais um “Viva o Centro Fortaleza”. O projeto chega em sua 11ª edição com programação articulada entre os museus, teatros e diversos outros pontos culturais existentes no Centro, além dos mais diferentes espaços de arte.
Com o objetivo de valorizar a ocupação e preservação do bairro, o projeto continua nesta edição chamando a atenção da sociedade para o patrimônio da capital. Tendo, portanto, uma programação que vai desde a visitação aos museus e praças do Centro Histórico, exposições, atividades de leitura, até brincadeiras educativas para crianças e adultos. Tudo isso no intuito de contribuir no processo de transformação e acessibilidade da arte e cultura.
A primeira edição do projeto foi em 2015 e desde então promove reuniões regulares para trabalhar diferentes conceitos da expressão cultural, como os de direito à cidade, ocupação e integração dos espaços públicos e privados. Além é claro, da busca pela superação de problemas e dificuldades incompatíveis com a envergadura e importância que o Centro ocupa para a nossa cidade.
O “Viva o Centro Fortaleza” ocorre de forma integrada entre espaços, entidades e equipamentos culturais da sociedade civil. É uma realização colaborativa entre Secult; Agir; Prodisc; Café Passeio; Casa Fora do Eixo Nordeste; CCBNB; Crea-CE; Espaço Cultural Correios; Espaço Cultural Escritório Poeta Mário Gomes; Feira de Cordel; Instituto Cultural Anima; Museu da Indústria/SESI/FIEC; Programa Fortaleza a Pé; Sercefor; Salão das Ilusões; 10ª Região Militar e Secretaria Estadual de Cultura, por meio de seus equipamentos Cine Teatro São Luiz Fortaleza; Biblioteca Pública Espaço Estação; Museu do Ceará; Sobrado Dr. José Lourenço; Theatro José de Alencar; Teatro Carlos Câmara e Casa de Juvenal Galeno.
O projeto é um grande convite para a população vivenciar o Centro por meio da arte. O “Viva o Centro Fortaleza” tem entrada franca ou ingressos populares para quase todas as atrações e você confere a programação completa no site da Secult.
Serviço:
“Viva o Centro Fortaleza”
Sábado, 21 de maio, em diversos espaços do Centro de Fortaleza
Contatos: programacaovivaocentro@gmail.com
Mais informações: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
Fone: (85) 3101.6767/3101.6737
Fotos:Reprodução