13 obras que você não colocaria na sala da sua casa

Moda

Mais uma super novidade do coletivo MONSTRA: uma ação promovida por eles de espalhar obras de arte em terrenos baldios e em algumas casas abandonadas pela cidade, deu vida a uma espécie de “caça ao tesouro” por esses quadros dispostos em vários bairros de Fortaleza.

As informações sobre as obras – fotos e mapas – são expostas em redes sociais e depois disso, há uma correria só entre os seguidores do coletivo para ver quem consegue achar um dos quadros e leva-lo para casa em gastar nada! Isso mesmo. Quem achar as obras será o dono!

Ao contrário do que diz o título da exposição “13 obras que você não levaria para sua casa”, não há quem não queira ser o dono de belíssimos quadros, que estão a disposição de quem tiver a sorte de chegar ao local primeiro. A iniciativa deu tão certo que a procura por mais dicas e mapas foi imensa!

Ah! Em cada obra tinha um bilhetinho que pedia ao novo dono que mandasse aos integrantes do coletivo uma foto da obra na parede em que seria colocada. As fotografias podem ser vistas no Facebook do coletivo.

Depois de quase duas semanas na correria de repor as obras, a medida em que eram achadas, a MONSTRA já prepara o fim da exposição e, claro, a melhor forma de comemorar o encerramento desse projeto tão bem sucedido tinha mesmo que ser com “A Festa Monstra”, no dia 17 de Março, às 17 horas.

Como se apenas a festa já não fosse o suficiente, ainda haverá o sorteio de 13 obras produzidas pelo grupo. Entre elas, sete quadros que fazem parte da série “Crianças chorando”, criadas em tiragem única. Tem como perder? Claro que não!

Coletivo  MONSTRA

 

Formado pelos artistas Weaver Lima, Franklin Stein, Everton Silva, Lui Duarte, Ise Araújo, Jabson Rodrigues, Mychel TC e Saulo Tiago, o coletivo MONSTRA se destaca no cenário artístico cearense como um dos movimentos artísticos mais ativos. A influência para a criação de obras tão renomadas vem da Pop Art e do movimento artístico Lowbrow.

A primeira reunião do grupo, no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, foi em 2008 e marcou um encontrou com exposições, palestras, lançamentos de publicações e exibição de animações. No mesmo ano o coletivo organizou a “MONSTRA Comix”, no Sobrado Dr. José Lourenço. A exposição contava com mais de 40 artistas de histórias em quadrinhos independentes do mundo todo! Depois, a exposição foi levada também ao Centro Cultural Bom Jardim e ao Cuca Che Guevara.

No ano seguinte, surgiu o convite para a exposição no badaladíssimo Casa Cor. Sendo essa a primeira vez que aconteceram intervenções feitas por artistas urbanos nas fachadas do ambiente.

Os eventos não param por aí! Em 2010 foi a vez do a vez do Espaço Cultural Correios abrigar uma exposição do grupo, na Feiramassa, com o objetivo de ter uma zona de livre comércio de obras de arte e também dar oportunidade a novos artistas.

Ano passado voltaram ao Sobrado Dr. José Lourenço com uma super exposição, “Purgatório Paraíso Inferno”, onde mais de 100 obras foram apresentadas ao público.   

Festa MONSTRA!
Encerramento da exposição 13 obras que você não colocaria na sala da sua casa
Data: 17 de Março, às 17horas

Local: Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza
Rua Floriano Peixoto, 941 – Centro, Fortaleza – CE,
Telefone: (85) 3464-3108

Quer saber um pouco mais sobre o trabalho do coletivo MONSTRA? Clique aqui.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter