Ano novo, vida nova. Por que não cabelo novo também? Que tal entrar no clima de mudanças e dar uma repaginada no visual para esperar 2012 com um ar mais jovem e moderno? De uns anos para cá, está mais difícil encontrar uma mulher que não tenha se rendido a alguma formula de alisamento ou relaxamento dos fios. Antes, esse era um processo que praticamente não tinha muito êxito – as madeixas ficavam ressecadas e visivelmente ressecadas.
Se você quer dar um tempo nos cachinhos e experimentar o visual liso total, que tal escolher a técnica que mais combina com o seu tipo de cabelo ou a que satisfaz mais as suas necessidades? Claro, antes de tomar uma decisão dessas, é preciso pensar bem! Quando o assunto é cabelo, todo cuidado é pouco! Para esclarecer as duvidas, o No Pátio fez um guia explicativo de escovas e técnicas de alisamento de madeixas!
A escova progressiva era a mais procurada do mercado. Essa é a técnica perfeita pra quem tem cabelos ondulados e volumosos. Super procurada por mulher que querem fios mais brilhantes e com muito movimento! O tempo de duração é de aproximadamente três meses, mas isso muda conforme a estrutura do seu fio. Ah! Fique de olho na sua saúde. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determina que a quantidade de formol a ser utilizada é de apenas 0,2%. Certifique-se que o salão escolhido vai seguir a norma.
Mas, hoje já existem tantas técnicas e nomes para o alisamento das madeixas, que resolvemos dar uma mãozinha para você:
Escova inteligente ou zap
Composto: proteínas, queratina líquida minerais, formol (0,2%) ou óxido acetamide.
Como funciona: para alisar os fios é usado o formol ou a acetamide. A queratina auxilia na selagem, o que reduz os frizz e recupara bastante as pontas duplas. Essa técnica não alisa completamente os fios, mas deixa um caimento super natural. Com o tempo, o efeito vai diminuindo. A medida que você for fazendo as aplicações, o cabelo fica mais liso. A zap permite que você lave os cabelos no mesmo dia que fizer. Já a inteligente requer três dias de espaço.
Duração: de quatro a seis meses.
Contraindicação: cabelos muito crespos e ondulados podem não apresentar um bom resultado.
Escova de chocolate
Composto: proteína da seda, queratina líquida, extrato de cacau, cafeína, ácidos graxos e, às vezes, formol.
Como funciona: Deixa o cabelo super brilhoso e reduz o volume, fator que incomoda muitas mulheres. Quem adora cabelo arrumado, mas com aspecto natural vai amar! A escova de chocolate deixa as madeixas com ar leve, um liso com um ondulado discreto. Quando tem formol aí sim alisa, de fato, os fios.
Duração: dois meses.
Cabelo para o qual é indicada: cabelos muito ressecados, com muito frizz e excesso de volume. Atenção! Não serve para fios muito crespos.
Contraindicação: pode deixar o cabelo muito oleoso na raiz, causando seborreia e queda dos fios.
Escova marroquina
Composto: óleo de cacau, argila branca, do Marrocos e formol.
Para que serve: alisa temporariamente – e forma suave – e hidrata.
Como funciona: O responsável pelo alisamento é o formol. A argila branca e o óleo de cacau do Marrocos são usados para dar uma excelente hidratação e nutrição as madeixas. A queratina contida na fórmula sela as cutículas, o que reduz as pontas duplas e deixa a técnica por mais tempo nos cabelos.
Duração: com manutenção, de três a cinco meses.
Cabelo para o qual é indicada: cabelos cacheados, ondulados, ressecados, quebradiços e volumosos.
Contraindicação: cabelos muito sensíveis – devido ao uso de química – devem ser avaliados por um profissional sempre.
Escova de açúcar, escova de morango (e todas as outras com possuem “sabores”)
Composto: ácido de frutas, proteínas, etanolamina e queratina.
Como funciona: Não tem formol e deixa os fios bem nutridos por possuir a etanolamina, que é responsável por facilitar a escovação. Os fios são lavados com um xampu antirresíduo e depois o produto é aplicado por completo. Somente depois de três dias você pode lavar as madeixas.
Duração: em média três meses.
Cabelo para o qual é indicada: madeixas volumosas e ressecadas.
Contraindicação: não tem.
Escova americana
Composto: guanidina.
Cabelo para o qual é indicada: encaracolados, cacheados e com muito volume. Super recomendada para quem quer um cabelo mais solto e hiper natural, mas – claro – não quer deixar o aspecto de cabelo alisado.
Contraindicação: produtos à base de guanidina são contraindicados para pessoas que já fizeram alguma técnica que utilize amônia, henê, tioglicolatos ou hidróxido de sódio.
Duração: em torno de seis meses.
Para começar 2012 com pé direito, nada mais justo que renovar o visual, mudar o corte dos cabelos e, se você quiser, assumir o estilo liso chapado – tendência do verão 2012!
Fotos: Reprodução