Que tal uma programação que una cultura e gastronomia? Pois a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), realiza em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais da Unifor, nos dias 30 e 31 de outubro, o 1º Encontro de Cultura Alimentar e Direitos Intelectuais. Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Governo do Estado do Ceará; Humberto Cunha, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais (GEPDC) da Unifor e Benedetta Ubertazzi, consultora da Unesco e professora de Direito Europeu da Universidade de Milão estão entre os palestrantes confirmados.
A programação aberta ao público contará ainda com a palestra “Introdução à Propriedade Intelectual na área da gastronomia” proferida por Nichollas Alem, fundador e presidente do Instituto de Direito, Economia Criativa e Artes. Advogado atuante nas áreas de Direito da Inovação Tecnológica. Em outro momento, uma palestra tratará da Regulamentação de Novos Produtos Alimentícios com a participação de Leonardo Andrade (Companhia dos Fermentados) e Rodolfo Villar (Projeto A.mar), que são mentores de pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia da Escola. Fabiano Piúba, secretário de Cultura do Governo do Estado do Ceará falará sobre Políticas Públicas e o Fomento à Pesquisa.
Introdução à Propriedade Intelectual na área da gastronomia, Patrimônio Cultural, Cultura Alimentar e Direito Intelectual e Comunidades Indígenas: Cultura Alimentar e Propriedade Intelectual são alguns dos temas a serem abordados pelos convidados. “No Laboratório, os pesquisadores desenvolvem produtos artesanais que promovem a cultura alimentar cearense, sendo necessário promover uma discussão em torno das regulamentações de novos produtos, propriedade intelectual, direito autoral e patrimônio imaterial”, afirma Vanessa Moreira, coordenadora do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia. Ela ressalta ainda que também é uma oportunidade para que pequenos produtores tenham acesso a informações relacionadas às regulamentações da Anvisa e do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
O Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia – Espaço de experimentação e pesquisa de desenvolvimento de produtos gastronômicos e tecnologias sociais que valorizem a cultura alimentar cearense. O Laboratório funciona em regime de imersão, por meio de processos formativos desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas e pesquisas de campo.
Fotos: Reprodução / Fonte: Secult