Novela Amor de Mãe mal estreou e já é aclamada pelo público nas redes sociais
26 de novembro de 2019
Projeto Leitura na Praça chega ao 12º espaço público da Cidade
26 de novembro de 2019

Sobrado Dr. José Lourenço recebe exposição de Maíra Ortins

Dica do universo fotográfico! No próximo dia 30 de novembro, às 10h, no Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, será lançada a exposição “Khôra” da artista visual, pernambucana, radicada no Ceará, Maíra Ortins. Após nove anos sem realizar uma individual em Fortaleza, a artista abre no Sobrado Dr. José Lourenço um percurso poético que abrange diversas fases de sua carreira criativa. A exposição foi contemplada em 2018, no VII Edital das Artes da Secretaria de Cultura de Fortaleza.

“KHÔRA” é o nome do projeto de pesquisa sobre migração que tem curadoria do fotógrafo Silas de Paula. O projeto que é composto de fotografias, vídeos, objetos e fotopintura, dialoga com o universo da performance e fotografia contemporânea sob a perspectiva do olhar reflexivo de Maíra Ortins, cujo ponto inicial da pesquisa são as complexas relações da sociedade com os imigrantes nos principais centros urbanos europeus e o contraponto destas relações quando o tema é abordado e vivido no Brasil.

Juntamente com as séries de fotografias realizadas em Servia Belgrado, Barcelona e Fortaleza, também será exibido um recorte do projeto Deriva, que tem como personagem a “criatura abissal” e que foi igualmente realizado ao redor do mundo. Portanto, a artista pretende exibir uma vasta produção no que tange as técnicas por ela desenvolvida, mas com foco no processo migratório e de deslocamento, seja entre cidades ou países.

Na série abissal a perspectiva é onírica e de fabulação e tem foco no documental ficcional, o que faz com que o visitante sinta-se confuso sobre o conceito moderno de realidade. O discurso político entremeia a série dos abissais, porém são nas imagens com “Judith”, outra personagem pela artista criada, que este traço fica mais evidente.

Serviço:
Exposição “KHÔRA”, Sobrado Dr. José Lourenço

Local: Sobrado Dr. José Lourenço – Rua Major Facundo – Centro, Fortaleza – CE.
Abertura da exposição: Dia 30 de novembro de 2019, às 10h. (sábado)
Gratuito.

Fotos: Reprodução / Fonte: Secult

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *