
Quem diria que um simples vídeo de uma visita ao zoológico seria o início de uma verdadeira revolução multimídia? Há 20 anos o primeiro vídeo era postado no Youtube e começava a mudar a forma que as pessoas consumiriam vídeos. Hoje, a plataforma é uma das poucas redes sociais que não perdeu força com o tempo, pelo contrário, segue cada vez mais forte no nicho de vídeos. Então, para celebrar os 20 anos do Youtube, que tal relembrar alguns dos virais e videoclipes que mais marcaram essa trajetória?
Visita ao zoológico
Não temos como começar a lista de vídeos marcantes desses 20 anos de Youtube sem falar do primeiro vídeo, certo? Nele, vemos Jawed Karim, um dos fundadores da plataforma, passeando por um zoológico. O vídeo foi ao ar no dia 24 de abril de 2005 com o título “Me at the Zoo”, e mudou a internet!
Crazy Frog – Axel F
Ainda em 2005, o mundo descobriu a potência que o Youtube tinha no quesito música. E a prova foi o clipe de um sapo animado cantando uma versão bizarra da música tema de Um Tira da Pesada que simplesmente tomou conta do mundo.
Keyboard Cat
A gente ainda nem sabia direito o que significava a palavra “meme” ou a expressão “viralizar” quando se apaixonou pelo vídeo de um gatinho tocando teclado. E, assim como ele, vários outros virais nos fizeram gastar horas e horas no Youtube. Quem lembra também da foca tocando saxofone?
E o vídeo dos detentos dançando Thriller?
Nestes 20 anos de Youtube, vários vídeos se espalharam feito rastilho de pólvora e conquistaram milhões de visualizações em todo o mundo. São os vídeos virais. Assim, lá em 2007, o registro de um grupo de detentos filipinos dançando Thriller, de Michael Jackson, simplesmente pegou todo mundo de jeito!
Susan Boyle no Britain’s Got Talent
Em 2009, o Youtube fez o mundo se emocionar com um vídeo sobre uma mulher britânica que, à primeira vista, parecia desajeitada. No entanto, ao começar a cantar, ela simplesmente deixou o público e os jurados sem reação. Estamos falando da icônica participação de Susan Boyle no Britain’s Got Talent cantando “I Dreamed a Dream”.
Psy e seu Gangnam Style
Muito anos de BTS, Stray Kids ou mesmo os k-dramas invadirem a cultura ocidental, um sul-coreano que em nada parece um idol conquistou o mundo. E isso lá em 2012! Então, é claro que estamos falando de Psy, cantor da icônica Gangnam Style, que ainda hoje faz sucesso. Tanto é que, nestes 20 anos de Youtube, este foi o primeiro vídeo a ultrapassar o marco de um bilhão de visualizações na plataforma.
O que a raposa faz?
Outros artistas aproveitaram a crescente popularização do Youtube para criar projetos bem diferentões também. E um deles foi Ylvis, que viralizou com uma música e uma simples pergunta: que barulho a raposa faz? Nascia assim um sucesso musical e um meme ao mesmo tempo!
As imagens do tsunami no Japão
O Youtube não revolucionou apenas os conteúdos de música e entretenimento na internet. O setor de notícias também encontrou seu lugar na plataforma. Logo, vídeos sobre assuntos chocantes e fatos incríveis começaram a surgir e dentre os mais marcantes, estão os de cobertura de desastres naturais, como, por exemplo, o terrível tsunami que destruiu parte do litoral do Japão em março de 2011.
A campanha de Barack Obama
Lá em 2008, os publicitários de Barack Obama encontraram no Youtube um terreno ainda inexplorado para fazer sua campanha política. Foi assim, com o auxílio das redes sociais, que a campanha “Yes, We Can” alcançou proporções inimagináveis, conquistando a juventude norte-americana e levando o candidato a se tornar um dos mais marcantes presidentes dos Estados Unidos.
E o Baby Shark?
Por fim, quem também ganhou um novo espaço nestes 20 anos de Youtube foram as crianças. Afinal, a plataforma tem centenas de criadores de conteúdos específicos para este público, mas nenhum fez anto sucesso quanto o Baby Shark, que fez muitos pais simplesmente enlouquecerem com seus filhos ouvindo essa musiquinha o dia inteiro…
Quanta história para contar, não é mesmo? E olhe que aqui listamos alguns dos vídeos mais icônicos do Youtube! Então, conta para a gente: qual seu vídeo favorito?
Fotos e vídeos: Reprodução