Alece adota alterações para modernizar e agilizar sessões plenárias

Acontece|Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa do Ceará também iniciará um novo ciclo de trabalho. Na próxima terça-feira (05), as sessões plenárias retornam ao Plenário 13 de Maio após o recesso parlamentar, trazendo novidades no funcionamento, aprovadas recentemente pela Mesa Diretora da Casa.

As mudanças, estabelecidas pelo projeto de resolução 10/25, têm como objetivo modernizar os procedimentos internos, otimizar os debates em plenário e aumentar a eficiência na condução das pautas legislativas. Entre as principais alterações, o primeiro expediente, reservado aos pronunciamentos dos deputados, passará a contar com nove oradores, que terão até dez minutos cada para falar. Os parlamentares serão chamados em ordem alfabética, com a sequência reiniciando após todos terem participado.

No segundo expediente, o tempo total será de 60 minutos, distribuído entre seis oradores inscritos em ordem cronológica, cada um com até dez minutos para sua fala. Além disso, o Regimento Interno foi alterado para que as sessões plenárias realizadas às quartas-feiras sejam obrigatoriamente presenciais, garantindo maior interação entre os deputados.

As mudanças refletem o esforço coletivo da Assembleia Legislativa em fortalecer a atuação parlamentar e garantir um ambiente mais justo, participativo e dinâmico.

Fotos: Reprodução / Fonte: Alece

Inscreva-se na nossa newsletter