Para estimular o audiovisual cearense, o 28º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema oferta o curso básico de “Estrutura e técnica de roteiro para ficção e documentário”. Com carga horária de 15 horas/aula, o curso será ministrado de 06 a 10 de agosto, das 14h às 17h, no Instituto do Ceará. As inscrições gratuitas já estão abertas e podem ser feitas até o dia 29 de julho no site do festival: www.cineceara.com.
Com o objetivo de debater a função do roteiro de cinema, o curso apresentará teoria e prática na atividade da escrita, discutindo conceitos e estratégias utilizadas em roteiros que saíram do papel para as telonas. Durante uma semana, a ementa debaterá desde as particularidades do roteiro de ficção, entre original e adaptado, às estruturas e técnicas do roteiro para documentário, construindo um parâmetro entre o real e o ficcional. O propósito é estimular a criatividade narrativa para que os participantes possam desenvolver os próprios projetos.
O curso será ministrado por Nirton Venancio, um dos pioneiros da produção em Super-8 no Ceará que trabalhou como assistente de direção em filmes de reconhecidos cineastas cearenses, como Rosemberg Cariry e Glauber Paiva Filho. Com uma carreira de curtas-metragens, recebeu indicações e prêmios de festivais nacionais, como Curitiba e Cine Ceará, e internacionais, como Festival Internacional de Oberhausen (Alemanha), Nuevo Cine Latinoamericano (Cuba) e Cine Viña del Mar (Chile). Atualmente, trabalha no documentário de longa-metragem “Pessoal do Ceará – Lado A Lado B”, onde cobre 50 anos da música cearense, de 1964 a 2014.
A relação dos 20 inscritos selecionados e a lista de espera de 10 candidatos serão divulgadas no dia 02 de agosto. O selecionado que não comparecer no primeiro dia de aula perde a vaga. Os alunos que cumprirem 70% da carga horária receberão certificado.
O 28º Cine Ceará acontecerá de 04 a 11 de agosto, numa promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Estadual Nº 13.811), do Ministério da Cultura, via Secretaria do Audiovisual, da Agência Nacional do Cinema (Ancine), do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes. Patrocínio: M. Dias Branco, Banco do Nordeste e Café Santa Clara. Agradecimento a Enel.