Uma ideia de educação patrimonial, utilizando-se do sucesso de adesão à Ciclofaixa de Lazer para possibilitar a mais cidadãos e turistas o acesso ao patrimônio local. A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), realizou a terceira edição da Ciclofaixa Cultural no último domingo (14/10).
Nesta edição, o percurso percorrido pelo grupo de cerca de 20 pessoas, contemplou o Paço Municipal, Museu do Ceará, Cidade das Crianças e o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc) como principais pontos de visitação. Além desses, os ciclistas também passaram por logradouros históricos e culturais do eixo Benfica-Centro, como a Praça dos Leões, a Praça da Bandeira e o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno.
Na ocasião, os visitantes foram guiados em cada um dos espaços por monitores da Secultfor e pelo turismólogo Paulo Probo. “Hoje a gente vem planejando roteiros diversos e cada edição compõe um itinerário diferente. São equipamentos históricos e culturais que precisam ser mais vistos pela população. A cada edição a gente percebe que o número de pessoas aumenta e que as pessoas realmente valorizam esse tipo de iniciativa”, explica Paulo.
Por sua vez, o gerente do patrimônio material da Secultfor, Diego Amora, frisou a importância de valorizar os equipamentos do Centro de Fortaleza. “Nosso intuito é Despertar para os cidadãos o nosso patrimônio, fazer com que o pessoal se aproprie desses espaços e saibam que o bairro tem uma agenda cultural permanente”.
Dentre outras iniciativas da pasta para a valorização patrimonial, Diego Amora destacou o Seminário do Patrimônio, de ocorrência anual; e atual a formação contínua de professores, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), para a disseminação de conteúdo relacionado à memória da cidade também nas salas de aula.
A comerciária Sandra Cariús é gaúcha e já mora há mais de 30 anos em Fortaleza. Dentre outras atividades que tinha para este domingo, escolheu priorizar o passeio ciclístico pela oportunidade de conhecer a cidade onde mora. “A gente passa tantas vezes por perto e não sabe a história daquilo que vemos todos os dias”, contou.
Fotos: Reprodução / Fonte: Prefeitura