As férias estão rolando a todo vapor e o que não falta é tempo livre para a criançada. Mas que tal continuar estimulando a criatividade dos pequenos, neste período longe da escola? confira aqui, as 4 brincadeiras que o Pátio Hype preparou para você testar com o filhote!
As atividades lúdicas são, de forma mais simples, brincadeiras, jogos e brinquedos que estão inseridos na educação infantil e são essenciais para o desenvolvimento da criança, sendo muito mais do que simples auxiliares na hora do aprendizado.
1 – Pintura
Ninguém precisa dizer que a especialidade dos pequenos é “fazer arte”, não é mesmo? A pintura é uma atividade lúdica bem completa. Através dela, a criança desenvolve tanto a criatividade quanto a coordenação motora.
Além disso, vale destacar a grande quantidade de técnicas e de materiais que podem ser utilizados, permitindo que o exercício nunca seja repetitivo. Tinta guache, pintura de sopro, óleo sobre tela, vale tudo para estimular os pequenos.
2 – Jogos de tabuleiro
Os jogos de tabuleiro desafiam a capacidade de síntese e organização, fazendo com que o cérebro dos pequenos se desenvolva desde cedo. Por outra análise, percebe-se que a criatividade, a imaginação e o desenvolvimento do raciocínio logico, proporcionados por essa atividade) são essenciais e trazem muitos benefícios para a criança.
Outra vantagem, é a semelhança com as ciências exatas. Com o cérebro sendo desafiado desde a juventude, a criança se acostuma com a resolução de problemas e os exercícios matemáticos entre outras situações igualmente desafiadoras.
3- Música
A música, seja ela cantada ou tocada, é importante para auxiliar no desenvolvimento social e motor da criança. No ensino, é comumente trabalhado, na música, a questão da linguagem e alfabetização.
Além disso, também podem ser trabalhados conceitos de matemática básica, como a contagem através dos compassos musicais, por exemplo. há de se falar também no desenvolvimento de ritmo da criança, já que suas habilidades auditivas estão sendo estimuladas.
4 – Teatro de fantoches
ao contar uma história através de um teatro de fantoches, você irá estimular a construção da identidade de cada criança a partir do momento em que ela pode experimentar diversos personagens, com emoções e vidas diferentes.
Assim como no teatro, as histórias contadas com bonecos servem para diversos propósitos e podem servir inclusive como válvula de escape para o que cada um pode estar sentindo no momento da história. Além disso, os fantoches podem ser feitos pela própria criança, trazendo mais estímulos e diversão para os pequenos.
Vale lembrar, que é sempre bom ter em mente que a criatividade para qualquer brincadeira não tem limite. Independentemente da atividade e do modo que ela for feita, não se pode ignorar as atividades lúdicas como uma opção de ensino. Por isso, brinque, cante, pinte e aprenda com seu filho!
Comente aqui embaixo o que achou e lembre-se de voltar regularmente para ver mais matérias como essa.
Fotos: reprodução.