Todo dia a gente escuta falar sobre a importância de ser sustentável daqui, sobre cuidar do meio ambiente para lá, preservar o planeta para todo lado, e nem sempre a gente sabe ao certo o que tudo isso quer dizer, ou mais, o que necessariamente devemos fazer para ser mais sustentável. Basta apenas reciclar materiais? Apagar as luzes? Economizar a água? Será que só isso é suficiente?
Pensando em quem quer sim ser mais sustentável, mas de repente não tem muita de ideia de por onde começar é que a gente aqui do No pátio separou algumas diquinhas básicas que vão deixar sua vida muita mais ecofriendly!
Dicas para economizar água
Sim, quando pensamos em ser mais sustentável e cuidar melhor do nosso planeta, logo nos vem à mente a importância de se economizar água. Cuidar de torneiras pingando, tentar tomar banhos cada vez mais rápidos estão entre as principais atitudes que todo mundo toma. mas você também pode tentar essas dicas:
– Procure consertar todo e qualquer vazamento nos encanamentos de sua casa, pois eles derramam litros e litros de água por dia.
– Ao escovar os dentes, que tal fechar a torneira? Afinal, você não precisa de toda aquela água escorrendo ralo abaixo enquanto você escova, certo? Desligue e abra apenas na hora de enxaguar. Você nem vai acreditar na economia!
– Reaproveite aquela água ensaboada que sai da máquina de lavar roupas! Ela é ótima para lavar calçadas, quintais ou mesmo o banheiro! E além de economizar água, você ainda diminui o gasto com sabão!
– Sabe a dica de fechar a torneira ao escovar os dentes? A mesma dica é válida na hora de lavar os pratos. Abra, molhe os pratos, feche a torneira, lave tudo, e abra novamente só na hora de enxaguar.
Dicas para economizar energia
Agora você diz “mas eu economizo energia, desligo as luzes ao sair do quarto!”. Mas será que só isso mesmo pode ser feito para dar aquela diminuída básica no consumo de eletricidade – e na conta de luz?! Olha só o que mais você pode fazer:
– Sabe aqueles aparelhos que tem o modo stand-by, que sempre tem aquela luzinha vermelha ou um reloginho? Se você for do tipo que passa o dia fora de casa, que tal tirar esses aparelhos da tomada? Pode não parecer, mas tanto a luz vermelha quanto o relógio estão consumindo energia para estarem ali, acesos.
– Troque suas lâmpadas comuns pelas de LED. Lâmpadas de LED são um pouco mais caras, a gente sabe, mas elas demoram muito mais para queimar – coisa de anos! – não esquentam, portanto não emitem calor e ainda dão uma reduzida gigantesca na conta de luz! Só coisa boa!
– Esqueça o antigo costume de deixar roupas penduradas atrás da geladeira para acelerar a secagem. O truque é da vovó, mas o consumo de energia vai às alturas! Isso sem contar que você reduz drasticamente a vida útil de seeu refrigerador com isso…
Dicas para economizar comida
Por favor, gente, evitar o desperdício é fundamental, e dar aquela economizada na comida é sempre bem vinda para dar uma diminuída na conta do supermercado. Que tal essas dicas:
– Vá ao supermercado uma vez por semana. Se possível, até mais. E sempre de listinha na mão! Assim você aproveita ofertas de última hora e compra apenas o que de fato está precisando, evitando ter grandes estoques de alimentos que acabarão vencendo ou estragando.
– Sobrou comida? Congele! Parece óbvio, mas mesmo que seja um pouquinho de arroz, a comida congelada de hoje é a refeição do dia da preguiça de amanhã!
Dicas para ser sustentável no dia a dia
Nem só de água, luz e comida vive o homem. Estamos em sociedade, e pequenas atitudes cotidianas ajudam a deixar nossa vida mais sustentável e o planeta agradece. É simples! Vejam:
– Evite comprar itens descartáveis ou que só podem ser utilizados uma vez. Eles não são práticos e só aumentam a produção de lixo.
– Opte sempre por produtos de origem ecologicamente correta, de preferência com embalagens feitas em materiais recicláveis ou, preferencialmente, sem embalagem, como produtos a granel, por exemplo.
– Troque a sacolinha do supermercado por sacolas reutilizáveis. E compre sacos de lixo. As sacolinhas de mercantil não são facilmente degradadas na natureza como os sacos próprios para lixo são.
Viu como com pequenas mudanças de hábitos, ser sustentável parece mais simples do que se imagina?
Fotos: Reprodução