É o Tchan e Molejo juntos em turnê
23 de maio de 2017
Câncer de mama: 5 sinais que quase todas as mulheres ignoram
23 de maio de 2017

Todo mundo tem no guarda-roupas aquelas peças que são as favoritas e que adoramos usar muitas e muitas vezes. Porém, muitas vezes os looks vão ficando meio “batidos”e sem graça e a gente vai pensando se não é hora de aposentar a tal peça favorita. A solução para o problema? Investir em sobreposições! Modernas e divertidas, as sobreposições estão super em alta e com algumas dicas e combinações, é possível dar uma cara totalmente nova a peças antigas, que passam a ser multifunções!

Quer investir na tendência? Vem conferir nosso guia completo com dicas de como montar as combinações mais desejadas da estação!

vestido-com-blusa-topo

Como usar?

Para investir com segurança nas sobreposições, é preciso observar proporções, volumes e cores! A maioria  dos estilos sobreposição acaba adicionando ao look mais informação e volume, por isso é muito importante conseguir avaliar o todo da composição. Uma forma segura de sobrepor peças é usar tom sobre tom de uma mesma cor ou, ainda, peças de cores de diferentes, mas de profundidade semelhante: todas escuras por exemplo.

Já em termos de materiais, o mais indicado é buscar texturas que “conversem” entre si, por isso é bom sobrepor tecidos igualmente rústicos ou refinados e de mesmo peso. Para misturas mais ousadas (tecidos completamente diferentes uns dos outros), vale manter a linha de pensamento sobre a possível ocasião de uso de cada peça isoladamente para compor o look. Então, se quiser misturar uma camiseta de algodão com uma seda, o algodão precisa ser visualmente rico com bordado, estampa, ser de alta qualidade. Se a camiseta for simples, a seda precisa ter algum acabamento que a deixe mais rústica e casual, como um estonado, por exemplo.

É preciso especial cuidado com babados e recortes curvos. Conforme a posição em que ficam no corpo podem aumentar visualmente a região da barriga ou quadril e, ao invés de camuflar uma área mais cheinha, passa a aumentá-la. E lembre-se: As peças de modelagem mais justa devem ficar por baixo, para não criar ainda mais volume. Peças maiores e mais soltinhas vão sempre por fora, para dar movimento à composição.

Um toque a mais!

Além de investir nas sobreposições que estão em alta, você ainda pode turbinar o look com algumas peças-chave que são tudo de bom! Os maxi coletes, blazers, meia calças e cintos são grandes aliados nas combinações de sobreposição, além de servirem de grande ajuda na hora de disfarçar imperfeições ou aquelas gordiurinhas laterais ou quadris mais largos. Vale a pena ousar e testar!

Abaixo, listamos 3 combinações e estilos de sobreposições favoritas de fashionistas pelo mundo, além de dicas de como usá-las com estilo e praticidade. Vamos conferir?

location-white-tee-shirt-under-a-green-lace-dress-with-creme-round-leather-bag-with-black-strappy-sandals

1- Camiseta + Vestido

A sobreposição com a combinação de camisa ou t-shirt com vestido é perfeita para dar uma cara nova a peças antigas! Algumas dicas deixam o look melhor ainda! Para fazer uma combinação interessante, abuse dos vestidos de alcinha soltinhos no estilo “slip dress”, que combinam bem com diversos tipos de blusas por baixo. Já no campo dos tops, opte por t-shirts de malha com mangas curtas dobradas e use sem medo as blusas de gola rolê! Mesmo no calor do nordeste, dá pra encontrar diversos modelos com mangas curtas ou 3/4, que ficam muito bem quando usadas por baixo dos vestidos. As camisas de botão também ficam lindas, quando utilizadas por baixo de vestidos mais soltinhos, lembrando sempre de checar o volume das peças escolhidas! Se necessátio, você pode arrematar o look com um cinto, afinando a silhueta e dando mais segurança ao visual!

Já no quesito de cor, o ideal é contrastar tons escuros com claros, como o preto e branco, ou off white com marrom. O efeito de color blocking também fica super divertido, mas deve ser usado com cuidado, pois as cores devem conversar, e não brigar. O color blocking também pode ser perigoso quando não se quer aumentar o volume do corpo.  Para não errar e começar aos poucos nesta tendência, basta combinar blusas de caimento justo com vestidos de shape mais solto, sempre em tonalidades contrastantes ou complementares.

image-41

2- Vestido + Calça

A combinação de vestido com calça já esteve bastante em alta nos anos 70 e agora ela está de volta com força total! Para aderir a esta tendência, aposte em combinações de vestidos mais soltinhos, com estampas florais e pegada boho, combinados a jeans skinny ou boot cut ( aquele um pouco mais larguinho) com a barra dobrada ou assimétrica. No comprimento, vale brincar com proporções e investir em modelos de comprimento midi ou até mesmo vestidos longos com abertura ou fendas laterais. Fica super bacana, confortável e moderno!

Já para usar a noite, combine vestidos curtinhos mais estruturado ( que podem ser de couro metalizado, por exemplo!) ou tomara que caia com calças sequinhas em tecidos mais finos, de preferência de tons mais escuros, para alongar e afinar a silhueta. Arremate o visual com maxi colares ou maxi brincos e uma clutch metalizada. Não tem como errar!

saia-vestido-1

3- Vestido + Saia

Dá pra usar saia  por cima do vestido? Sim! Esta combinação de sobreposição tem feito bastante sucesso com as fashionistas mais ousadas e é possível sim criar combinações super interessantes. Porém , com esta combinação é preciso ter cuidados extra, tanto com a questão das proporções, como com a questão do volume do look!  Invista em vestidos com modelos chemise e turbine colocando por cima uma saia no estilo tubinho ou body-con, de preferência com tecidos mais estruturados, como couro, vinil ( os metalizados estão super em alta!) ou entretela.

skirt-over-trousers-trend

4- Blusa + Saia + Calça

Este estilo de sobreposição é para quem quer realmente ousar e produzir um look super diferente e moderno! No caso desta combinação, o ideal é procurar montar looks com blusa e calça mais sequinhas e ajustadas ao corpo, combinadas com saias volumosas em comprimentos diferentes e contrastantes com o da calça escolhida. Se a calça for curtinha, opte por saias mais curtas também, já se ela for mais compridas, as saias volumosas de tulê, plissadas ou balonê ficam bem no comprimento midi!

Com este tipo de sobreposição, se o objetivo é alongar ou afinar a silhueta, procure escolher peças com listras verticais ou cores neutras e não esqueça do salto, de preferência um bom par de scarpins!

Inspire-se!

Agora que você já conferiu dicas espertas de como se jogar nas sobreposições mais estilosas da estação, vem ver a nossa galeria com looks bem interessantes para se inspirar e montar em casa!

E aí, o  que achou das dicas? Pronta pra sair por aí arrasando nas sobreposições? 😛

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *