4 hábitos que podem prejudicar a sua saúde!

Comportamento|Saúde

Consumir produtos congelados ou com excesso de conservantes,  passar horas conversando ao celular, virar a noite em frente ao computador resolvendo assuntos de trabalhos ou em sites de relacionamento; esses são hábitos que surgiram com a vida moderna e podem causar sérios efeitos negativos ao corpo. O No Pátio explica quais os riscos dessas atitudes.

Horas em frente ao computador

Se você adora passar as noites acordados em frente ao computador, saiba que a luz emitida pelo monitor afeta a produção de melatonina, o hormônio que produz o sono. O descanso a noite é fundamental e não pode ser substituído por cochilos no dia seguinte. Com poucas horas dormidas, a concentração é reduzida e ocorrem os déficits de memória e alteração de humor. Além de fazer com que você passe o dia com aquela sonolência e falta de ânimo. Os olhos também são muito prejudicados com o excesso de tempo em frente ao computador. Eles ficam ressecados, pois em momentos de muita concentração as pessoas piscam menos. O resultado é a visão embaçada, coceira e irritação. Mas, se você não vive longe do computador, pode tomar algumas medidas para prevenir esses problemas: de cinco em cinco minutos, levante-se e alongue a coluna; perto do horário de dormir, desligue o monitor para não atrapalhar o sono e use colírios lubrificantes com indicação médica.

Frio constante

Que ambientes com ar condicionado são os melhores locais para se refugiar do calor, isso ninguém pode contestar. Mas, o que muitos não sabem é que em locais climatizados a ocorrência de problemas respiratórios aumenta em 30%. O que determina a proliferação de fungos, ácaros e germes é a falta de limpeza dos aparelhos, o que resulta em dor de cabeça, garganta irritada, congestão nasal e baixa concentração. Para os alérgicos, os problemas são ainda maiores. O aparelho retira a umidade do ar e resseca o muco, gerando mais irritação. Aquelas gripes que insistem em não ir embora, os resfriados, bronquites e pneumonias são piorados quando ocorre exposição a ambientes climatizados e a aparelhos sem a devida limpeza. Mas, para não abrir mão do conforto, em casa, deixe o ar liga apenas em alguns períodos e siga as instruções de limpeza. Use agasalhos e mantenha mantenha a temperatura entre 20 e 22°.

Grudado no celular

Para quem não consegue sair de casa sem o celular a mãos, é preciso deixar claro que o uso excessivo do aparelho pode causar sérios danos a saúde. Quando a necessidade do aparelho está além do limite saudável, é caracterizada a “nomofobia”, o medo de ficar sem celular. A palavra é usada também para designar a dependência em outros aparelhos tecnológicos também. Para saber se a necessidade passou do limite, bastar avaliar se existe preocupação excessiva com o aparelho, se você deixa tudo para atender ao celular, e se esquecer o celular em casa é a situação de maior estresse do dia. Para usar o celular com cautela e de forma adequada, não encoste o aparelho na cabeça, os fones de ouvido são mais indicados, carregue o aparelho na bolsa e não no bolso e não durma com o celular perto de você.

 

Muita embalagem em plástico

Nada mais prático que congelar a comida em potes de plástico e depois esquentá-la no micro-ondas, mas o hábito não é saudável.  O composto bisfenol, que é usado na produção de plásticos, é suspeito de causar males a saúde. Se consumido em excesso, pode causar infertilidade, câncer de mama e problemas no fígado. Apenas 0,06 do composto é tolerado por quilo de peso corporal. É possível continuar com o mesmo conforto e comodidade para alimentar-se, mas sem colocar a saúde em risco. Na hora de guardar a comida, prefira as vasilhas de vidro e quando um utensílio de plástico estiverem quebrados, jogue-os fora.

Os tempos modernos e a tecnologia trouxeram muita comodidade e praticidade para o dia a dia, facilitando inúmeras tarefas. Mas, como em quase tudo na vida, essas inovações possuem lados negativos e é preciso fazer o uso correto de todas elas para não colocar a saúde em risco e prejudicar o organismo. Atitudes simples que podem fazer muita diferença na sua qualidade de vida!

Inscreva-se na nossa newsletter